TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é atividade física

Ensaio: O que é atividade física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Ensaio  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é atividade física?

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.

2) Quais os benefícios da prática de atividade física regular?

• Melhoria da aptidão cardíaca;

• Melhoria da aptidão pulmonar;

• Melhoria da força muscular;

• Prevenção de doença coronariana;

• Regressão da aterosclerose;

• Tratamento das doenças cardíacas;

• Prevenção de AVCs;

• Prevenção de vários tipos de Câncer.

3) O que é sedentarismo?

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa.

4) Fale sobre maus hábitos que podem prejudicar nossa saúde:

Ar condicionado o dia todo

O aparelho retira a umidade do ar além de jogar novamente no ambiente as impurezas acumuladas no filtro, quando este não é limpo regularmente. Doenças como gripes, resfriados, problemas de garganta, bronquite, asma e alergias podem se agravar ou até mesmo serem causadas por este hábito.

Má postura

Mantendo uma postura incorreta, os músculos das costas e ligamentos têm de trabalhar mais para mantê-lo equilibrado e os resultados são dores e fadiga. Fazer alongamento pode ajudar a aliviar e manter uma postura mais alinhada.

Falta de atividade física

Aliado a uma alimentação inadequada o sedentarismo pode contribuir para o aparecimento de problemas como hipertensão e obesidade. O impacto só é sentido mais tarde, portanto manter atividades físicas regulares ao longo da vida é fundamental.

Som alto nos fones de ouvido

Ouvir som alto por períodos prolongados pode prejudicar a audição ao longo do tempo. Além desse efeito direto, este hábito pode causar distração e fazer com que, por exemplo, as buzinas dos carros na rua não sejam ouvidas trazendo risco de atropelamento.

Uso prolongado do computador

O uso excessivo e sem intervalos causa cansaço visual, vista embaçada e coceira, e ainda problemas na coluna devido à má postura.

Congelar/esquentar alimentos em embalagens plásticas

O composto Bisfenol está presente na fabricação de embalagens e é transferido para o alimento com a alteração de temperatura. As pesquisas relacionadas ao bisfenol apontam que o composto pode estar relacionado a causas de infertilidade, câncer de próstata e de mama, obesidade e alterações na tireoide.

Lanche antes de dormir

Esse hábito pode diminuir o metabolismo, pois o organismo vai digerir o alimento enquanto dorme em vez de queimar gordura. A probabilidade de acordar com azia também é grande.

5) Como fazer a escolha da atividade física adequada?

Deve-se ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissionais qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física.Caso se sinta desconfortável ou perceber que os exercícios estejam provocando reações imprevistas é necessário conversar sobre isso com o responsável pelo seu programa de treinamento para evitar que a atividade acabe se tornando prejudicial ao invés de benéfica.

6) Quais os cuidados que devemos ter antes e durante a prática de atividade física?

O primeiro passo é procurar um médico para uma avaliação prévia do condicionamento físico. Na avaliação pode-se descobrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com