TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios de Pertencer a Família da Fé

Por:   •  25/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

A Igreja, Nossa Família da Fé

"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”.  Efésios 2.19-21

Uma igreja não é um lugar que você vai e nem é um evento que você frequenta. A igreja é uma família espiritual à qual você pertence – e é a coisa mais importante na terra.

Por que a igreja é tão importante? Porque é a família de Deus. Na verdade, o maior privilégio da vida é fazer parte da família de Deus — ser capaz de dizer: “Sou membro da família de Deus. Eu sou um filho de Deus e tenho muitos irmãos”.

A Bíblia diz que Deus nos deu o privilégio de nascer de novo para que agora sejamos membros de Sua própria família.

Quando você nasceu fisicamente, você imediatamente se tornou parte da raça humana. Essa não foi sua escolha. Mas você tem uma escolha sobre sua família espiritual. Quando você escolhe “aceitar” Jesus como seu Salvador, você nasce espiritualmente e se torna um membro da própria família de Deus. Foi isso que ele disse a um mestre da Lei, Nicodemos, fato narrado em João3, que ele tinha que nascer de novo – para se tornar filho de Deus, parte da família da fé.

Um dos benefícios de nascer na família de Deus é encontrado em 1 Timóteo 3.15, que diz que a família de Deus é a igreja do Deus vivo, o suporte e fundamento da verdade. Se você mora em uma área onde há terremotos, sabe o valor de uma boa fundação. Da mesma forma, quando você tem o apoio de uma família da igreja, você não vai desmoronar quando os terremotos da vida acontecerem.

Tudo na terra acabará por desmoronar - exceto a igreja. Nenhum negócio, escola, governo ou nação durará para sempre. Somente a igreja durará para sempre, porque foi construída por Jesus e ele está focado em construir nela a Sua família.

Jesus diz em Mateus 16:18: “Eu edificarei a minha igreja, e todos os poderes do inferno não a vencerão”.

Em um mundo cheio de incertezas, escolha construir sua vida sobre o único fundamento que é garantido para durar: o fundamento seguro da família de Deus.

Pontos para a reflexão:

De que forma a igreja tem sido apenas um lugar para onde você “vai” em vez de um lugar ao qual você “pertence”?

Você tem a tendência de basear sua identidade em sua carreira, seus amigos, as coisas que possui, seu partido político – ou qualquer outra coisa – em vez de na Verdade de que você é um filho de Deus?

Como isso o motiva a compartilhar sua fé quando você sabe que tudo na terra – exceto a igreja – vai desmoronar?

Você já se juntou oficialmente à família de Deus?

Os Benefícios de Pertencer a uma Família da Fé

Parte 1

“... para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.” Romanos 1.12b // ou numa tradução mais livre: Quando nos encontrarmos, quero encorajar sua fé, mas também quero ser encorajado pela sua”.

Quanto melhor você estiver conectado a uma família da fé, mais experimentará tudo o que a igreja de Jesus tem a oferecer. O que a igreja tem a oferecer? Você recebe cinco benefícios quando pertence a uma família da fé. Hoje veremos os dois primeiros.

(1) Você aprende sua verdadeira identidade. As pessoas geralmente procuram sua identidade em coisas superficiais, como carreira, riqueza ou time esportivo favorito. Eles podem até tentar encontrar sua identidade nas marcas de roupas que vestem. Mas quando você pertence a Jesus, ele lhe dá uma identidade totalmente nova.

A Bíblia diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).

Quando você pertence a Jesus, Deus o adota em sua família, e a igreja local é uma expressão micro dessa grande e universal família de Deus. Ao contrário de sua família biológica – na qual as pessoas morrem, se separam, se afastam ou se divorciam – sua família espiritual é permanente e durará por toda a eternidade no céu. Efésios 2.19 diz: “Vocês são cidadãos com todos os outros que pertencem à família de Deus”.

(2) Você é apoiado por outros. Como a estrutura forte de um edifício, nós sustentamos uns aos outros. Sem o sistema de apoio estável de uma igreja, você pode entrar em colapso em algum momento de sua vida. Você não foi feito para fazer tudo sozinho ou mesmo para viver isolado. Você precisa de apoio físico, espiritual, emocional e mental.

A Bíblia diz: “Em [Cristo] todo o edifício é ajustado e se eleva para se tornar um templo santo no Senhor. E nele também vós juntamente sois edificados para serdes morada na qual Deus habita pelo seu Espírito” (Efésios 2.21-22).

Anos atrás, comecei a montar conjuntos de LEGO com meus netos. Sabe o que eu descobri? Cada bloco LEGO não tem propósito próprio, a menos que esteja conectado a outros. Desconectados, eles são apenas uma pilha de plástico. Mas quando você os conecta, pode construir praticamente qualquer coisa que possa imaginar.

Romanos 1.12 diz: “Quando nos reunimos, quero encorajá-lo na sua fé, mas também quero ser encorajado pela sua”. É por isso que pertencemos à igreja – para que o povo de Deus possa dizer juntos: “Sua fé me ajudará e minha fé te ajudará.”

Pontos para a reflexão:

Onde – além de Jesus – você às vezes é tentado a colocar sua identidade?

Como sua família espiritual o encoraja a abraçar sua verdadeira identidade em Cristo?

Descreva um momento em que você foi desconectado da igreja e ficou sem apoio.

Que circunstância o trouxe de volta a uma família da igreja?

Se você nunca foi desconectado da igreja, como sua igreja o apoiou em um momento difícil?

Os Benefícios de Pertencer a uma Família da Fé

Parte 2

“[Deus] nos fez, e nós pertencemos a ele; somos o seu povo, somos o rebanho do seu pastoreio." Salmo 100.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com