TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios para crianças no futebol

Por:   •  12/7/2018  •  Artigo  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

        [pic 1]

Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física

Saúde

                                                         

                       

Trabalho de conclusão do Curso (1º/2018)

Os Benefícios para crianças no futebol

The Benefits for children in football

Luan Pinto Gonçalves*

                

*Discente do Curso de Bacharel em Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira.

[pic 2]

Resumo: O ambiente escolar é um pilar importantíssimo no desenvolvimento da iniciação do esporte. As atividades Física no âmbito escolar abrange o cidadão que tem como responsabilidade de formar alunos para integra-los na sociedade de forma cultural e educativa. E indispensável na realidade esportiva em todas as áreas da sociedade a pratica do esporte, onde o educador físico esteja preparado e abito a desenvolver esse esporte nas suas aulas escolares. Sendo importante que os seus pais participem do inicio da sua pratica esportiva dos seus filhos, devendo participar e ser presentes ao incentivo no esporte. O objetivo trabalho promover métodos que estimulem a cultura na iniciação do esporte, em que o futsal e o futebol destaque a sua importância no crescimento social, mental e físico das crianças. Sendo esse trabalho desenvolvido através de artigos científicos em periódicos, monografia e sites de internet que utilizassem fundamentos e metodologias na iniciação no esporte, onde alguns autores confirmam que a psicossocial é um fator importante na iniciação do esporte na escola para desenvolver da criança. O professor deve conter conteúdo prático e teórico, conhecer as etapas do desenvolvimento das crianças, sabendo a importância das fases do desenvolvimento cognitivo, motor, físico, social da criança planejando as suas aulas colocando em prática proporcionando o desenvolvimento da criança de forma prazerosa.

Palavras - chave: professor educador físico, escola, Desenvolvimento, Criança, Futebol, obesidade.

[pic 3]

1. Introdução

         

A atividade esportiva é muito importante no desenvolvimento na infância, sendo eles físicos mentais e sociais, onde acontecem as principais mudanças no caráter e comportamento. Na meio escolar a criança se sente mais segura realizando atividades coletivas que trabalhe o desenvolvimento social, intelectual. No contato com as outras crianças. Aprendendo a atuar na sociedade e com o próximo, confirmando a importância da iniciação do esporte, não se tratando somente ao desenvolvimento das aulas de praticas de atividades físicas, onde todas as modalidades esportivas são ensinadas.

Santos e Damasceno (2010) O ambiente torna-se essencial para o desenvolvimento motor da criança, e sua exploração é influenciada pelas possibilidades de movimentar-se no mundo, de adaptar-se de maneira satisfatória[...].

Neste trabalho será abordada a modalidade futebol, onde o mesmo é nacionalmente considerado a realização do sonho da maioria dos jovens brasileiros, sendo estimulados por grandes e renomados jogadores de futebol, como a oportunidade de crescimento financeiro e pessoal. No âmbito esportivo, a criança que inicia a prática do futebol ou futsal deve ter a liberdade de descobrir diferentes formas de jogar, sendo o treinador o facilitador desse processo no âmbito esportivo, o ingresso da criança deve permitir a busca incessante pelo novo, pelo desafiador, pelo fascinante, assim, projetando a imaginação e criatividade para além das fronteiras do esporte. (BENTO, 2013 apud BETTEGA et al.,2015)

Na prática do esporte a crianças são submetidas às situações reais de convivência interpessoal, de respeito ás regras do futebol, de respeito ao próximo, de situações de ganho ou de perda do jogo, ou seja, possibilita a criança se desenvolver emocionalmente [...] o professor ou técnico, revestidos de princípios e procedimentos pedagógicos podem ampliar os valores educacionais e formativos, sustentados em uma ação consciente de sua função e personalidade pedagógica (REVERDITO et al., 2009).

O intuito do trabalho será apresentar como a prática do futebol o beneficia no crescimento da criança em diversos fatores, contudo salienta-se a respeito dos professores preparados para a realização do processo pedagógico, onde se destaca o colégio na função  em auxiliar na formação cognitiva, social, mental e física da criança. Tendo esse trabalho à forma de promover a cultura na iniciação no futebol, destacando a sua importância e os seus benefícios, no crescimento social, mental, físico da criança.

  1. Justificativa

Atualmente os principais meios de diversão do dia a dia são  computadores e games que somados a violência urbana, contribuem para ausência de inatividade física e socialização. Vários problemas crescem de forma cada vez mais relacionados e rápidas ao sedentarismo, segundo a (OMS 2017) inúmeras crianças são obesas ou estão acima do peso no mundo. Crianças são pouco incentivadas a praticar qualquer tipo de atividade física, a qual possa prever ou reduzir os agravos e complicações das doenças causadas consequentemente por sua inatividade. O núcleo familiar junto da escola tem a missão de contribuir contra o sedentarismo precoce infantil numa época onde os exercícios físicos estão por tanto em segundo plano, sedentarismo infantil é uma ameaça para criança limitando as possíveis interação e integração social, cultural e física, por isso se faz importante a presença do educador físico atuante na elaboração de projetos e métodos para a inserção das crianças no meio social por meio das atividades físicas, resultando através de iniciativas, benefícios para as mesmas.

  1. Objetivo

Abordar sobre indicadores que através de fatores físicos e psicológicos compõe o que entendemos como saúde. Identificar os benefícios da flexibilidade, lateralidade coordenação motora de crianças praticantes das modalidades de futsal e futebol de campo. Alertar sobre a execução em função do esporte e do bem-estar, saúde e lazer, que inclui a participação em atividade lúdica, construindo não só bons atributos físicos, mas também morais através da socialização e compreensão do conceito de respeito e regras, contribuindo como educador físico no âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (389.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com