TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Ginástico Europeu

Por:   •  8/9/2020  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Movimento Ginástico Europeu

Luiz Fernando Fidelis Filho

A Ginástica, passou por um processo de sistematização, durante a sua história sempre foi proposta como prática corporal nos mais diferentes locais e períodos históricos. O termo Ginástica veio ganhando diferentes definições de acordo com épocas, culturas e interesses diversos. Em alguns momentos, chegou a designar toda e qualquer atividade física sistematizada, abrangendo desde exercícios militares até práticas esportivas.

A partir de 1800, surgem diferentes formas de exercícios, essas formas recebem o nome de métodos, são as primeiras manifestações sistemáticas de exercício físico em sociedades burguesas. O movimento ginástico europeu foi a criação de movimentos ligados a ginástica para condicionamento e busca por uma boa saúde como forma de diferenciação social.

Foi um método alemão com caráter patriótico e nacionalista, ao qual incentivava a busca pela defesa do território nas guerras; a busca pela purificação da raça e preparação para o trabalho das indústrias e o desenvolvimento da nação.

A preocupação com o corpo da mulher naquele período é evidente, a ponto de que ela é que gera os "filhos da pátria", uma visão de purificação da raça. Entretanto, a ginástica deveria ser ministrada todos os dias para homens, mulheres e crianças, com o objetivo educativo, diseminaria cuidados com o corpo e com a sociedade.

Foi um movimento constituído de grandes festas gimnicas onde acontecia encontros de massas disciplinadas, organizados a partir de 1814, com destaque depois de 1860. Nessa época, ao qual o método alemão é consagrado como oficial do exército brasileiro, encontra-se a primeira forma de instrução física militar para às  massas, treinamentos esses que tinham relação com as necessidades práticas do dia a dia da burguesia, ficando oficial da escola militar até o ano de 1912, quando é substituído pelo método francês. Essas formas de atividades tinham por objetivo tornar os corpos fortes e ágeis, porém havia um forte conteúdo higiênico na moral burguesa, que juntamente com o viés médico de caráter científico, formava o caráter ideológico.

Na Suécia, a sistematização da ginástica ocorre com outro ponto de vista, voltado a tirar os vícios da sociedade, o método tinha como objetivos tornar o indivíduo forte e saudável, a ponto de se preocupar com sua saúde física e moral, se livrando de vícios, como o alcoolismo. Nesse contexto, seria necessário a criação de uma ginástica para cada tipo de pessoa e objetivos alcançados, como por exemplo a ginástica estética, ginástica médica, ginástica militar e ginástica pedagógica, com seus evidentes fins propostos.

Luiz Fernando Fidelis Filho

No ponto de vista social, a ginástica foi muito importante por contribuir para a educação disciplinar da sociedade e para a formação do caráter social, por meio do auxílio de professores especiais para ministrar aulas com exercícios físicos apropriados em um local destinado para aquela prática.

Na França, a ginástica é mais voltada ao desenvolvimento social e a

integração do cidadão nas práticas de exercícios físicos. Suas concepções sobre a educação liberal, dizia que todo cidadão tinha o direito à educação, portanto o exercício físico era indispensável à educação do homem e um direito dele. Seus objetivos variam entre a saúde, o prolongamento da vida e o melhoramento dos aspectos humanos, que impacta na ordem social, política e econômica. Os corpos saudáveis era também uma exigência do capital,  nesse sentido, a ginástica, teria a capacidade de no lugar da fraqueza devolver a virilidade ao indivíduo.

Portanto, os métodos de ginástica discutidos apresentam semelhanças, como núcleo central das distintas propostas, a moral da classe, o culto ao esforço, a formação de hábitos e a ordem. Além disso, percebe-se que são voltados para o físico e a saúde, evidenciando que são destinados a burguesia, pois enaltecem o indivíduo diferente socialmente. Contudo, diferenciam-se na forma, uns se tratando mais da forma de análise da ginástica e outros do resumo de todo o conteúdo que ela expressa, a alemã, com seu caráter militar; a Sueca possuía um viés médico, de onde surgiu o método Sueco, Dinamarques e a Calistenia; e a Escola Francesa trazia aspectos mais pedagógicos. Apesar de discordarem em alguns aspectos, essa relação que ocorreu trouxe diversidade de práticas e conceitos, que podem ser observadas nas manifestaçoes gímnicas atuais. O que comprova a relevância do conhecimento desse período que trouxe tantas contribuições não apenas para a Ginástica, mas também para a Educação Física.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (713.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com