TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ATIVA VIDA FORMANDO NOVOS ATLETAS

Por:   •  9/9/2020  •  Artigo  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

PROJETO ATIVA VIDA- FORMANDO NOVOS ATLETAS

Aluna: Magna Félix da Silva Patrício

AGOSTO, GUARABIRA-PB

PROJETO ATIVA VIDA- FORMANDO NOVOS ATLETAS

“A atividade física não é apenas para ter um corpo saudável. Ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.” John F. Kennedy.

1. Nome do projeto, local da prática, tempo estimado para a execução do projeto e objetivo principal e definição do público alvo (idade), descrição da fase e estágio de desenvolvimento

O projeto “Ativa Vida- Formando Novos Atletas”, viabilizado através de convenio com a prefeitura de cidade do interior da Paraíba, visa atender cerca de mais de 2.000 crianças e jovens na faixa etária de 5 a 16 anos no município de Guarabira-PB. O projeto considera o prazo de um ano desde a sua implementação até sua conclusão, com auto-avaliações periódicas de sua eficácia para possíveis reformulações e alterações que potencializem sua eficiência.

Garantir a melhoria da qualidade de vida dos integrantes crianças e adolescentes, através da promoção de atividades físicas, desportivas e de lazer em suas mais diversificadas formas. Esse é o objetivo do projeto “Ativa Vida- Formando Novos Atletas”, da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarabira-PB, que inicialmente será dedicado às pessoas de ambos os sexos com idades entre 5 a 16 anos conforme a disponibilidade de vagas.

As aulas, cuja previsão é que aconteçam Esse projeto poderá ser apresentado em escolas, postos de saúde, centros comunitários, centros empresariais, locais públicos, como no centro da cidade, e na Praça Esportiva Dr. Lima e Moura, na praça Padre Inácio de Almeida, aonde serão ministradas, inicialmente, duas vezes por semana, por um profissional de Educação Física devidamente habilitado e com habilidade no trato com crianças e adolescentes e a promoção do desenvolvimento de suas habilidades motoras. Haverá atividades variadas, entre elas ginástica de médio impacto, alongamento, treinamento funcional e atividades recreativas, e, gradualmente despertando neles o gosto pela atividade física, implementando através da prática de inúmeras modalidades esportivas, sendo elas: Judô, handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa, futsal e futebol.

GALLAHUE; OSMUN; GOODWAY, 2013, propôs que o Estágio proficiente (de 5 a 7 anos) Caracteriza-se por performances eficientes, coordenadas e controladas. Algumas crianças podem alcançar a proficiência pela maturação e o mínimo de incentivo ambiental, porém, para a maioria, quando não são oferecidas oportunidades de prática, fica extremamente difícil alcançar a proficiência dos movimentos fundamentais, inibindo a aplicação do desenvolvimento seguinte. De acordo com as fases do desenvolvimento motor, a criança com 7 anos já está no estágio maduro, sendo a idade 6-7 anos o ponto de transição. A partir desse ponto, é necessário repensar quais estímulos motores devemos aplicar como iniciação esportiva.

Na fase motora especializada, o movimento se aplica a atividades motoras complexas usadas na vida diária, nas brincadeiras e nos esportes. Os movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos são progressivamente refinados, combinados e elaborados para o uso em situações mais exigentes, como pular corda e jogar queimada. A fase motora especializada é dividida em 3 estágios (GALLAHUE; OSMUN; GOODWAY, 2013): Estágio de Transição (de 7 a 10 anos); Estágio de Aplicação (de 11 a 13 anos); e Estágio de utilização ao longo da vida (a partir dos 14 anos e segue por toda a vida).

O projeto “Ativa Vida- Formando Novos Atletas” além de potencializar as habilidades fundamentais que são: manipulação, locomoção e estabilidade (GALLAHUE; OSMUN; GOODWAY, 2013), visa potencializar o desempenho motor individual, ou seja, que é peculiar de cada pessoa, bem como compreendendo a preponderância de fatores ambientais e a natureza ou objetivo da tarefa para a realização da ação.

Para Seefeldt (1980) apud Gallahue, Osmun e Goodway (2013), há supostamente uma barreira de proficiência entre a fase fundamental e a especializada. Ocorre uma dificuldade em realizar um movimento especializado, pois a transição de uma fase para a outra depende da aplicação de padrões proficientes de movimento, caso contrário, a habilidade será prejudicada.

Crianças e adolescentes nessa fase/estágio em questão apresentam em seu metabolismo corporal uma série de transformações, seja pelo fator orgânico individual ou pelo ambiental, o que impacta direta e positivamente no cotidiano dos indivíduos da faixa etária. Implantando o projeto “Ativa Vida- Formando Novos Atletas”, a Administração Municipal tem a oportunidade de desenvolver ações com os jovens como forma de privilegiar as atividades físicas de esportes que, com os resultados capazes de promover avanços significativos nos desenvolvimentos motores e fortalecimento biológico e psicossocial.

Outro benefício é o aspecto psicossocial também deve ser levado em conta, pois as atividades físicas contribuem para a melhora da autoestima, autoimagem, integração, socialização, inserção em um grupo social, diminuição da ansiedade.

2. Definição das habilidades motoras que serão desenvolvidas durante o projeto

-Gallahue, Osmun e Goodway (2013) descrevem as habilidades de manipulação aquelas que envolvem a capacidade de manipular objetos como bola, arcos e bastões de forma controlada ou precisa. Essas habilidades podem ser divididas em: Arremessar: lançar um objeto é uma das habilidades mais úteis; muitos esportes e diversas atividades praticadas utilizam essa habilidade; Pegar: reter a possessão de um objeto; em geral, utilizada em esportes, jogos e atividades do dia a dia; Chutar: rebater com o pé, utilizado em muitos esportes; Volear: forma de chute quando o pé bate em uma bola aérea; é uma habilidade mais complexa; Rebater: habilidade de propulsão, com características diferentes em cada esporte.

-habilidades de locomoção: Correr: projetar o corpo para frente e alternar os pés como base é uma das habilidades locomotoras mais importantes; é usada em quase todos os esportes e jogos; Galopar: é uma habilidade rítmica; ocorre um passo adiante junto com um passo de lançamento de outro pé; Skipping: consiste em dar um passo-saltito com um pé seguido de um passosaltito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com