TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio de Anatomia Humana

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

                                   

Anatomia Humana

MURILO ERICO DE OLIVEIRA FRANCISQUINI

R.A.: 8008754

POUSO ALEGRE/MG – 2016

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

PORTFÓLIO SOBRE

Anatomia Humana

Atividade sobre:  aparelho locomotor, sistema muscular aparelho cardio respiratório ,  do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de  Anatomia Humana

Aluno (a): MURILO ÉRICO DE OLIVEIRA FRANCISQUINI

R.A.: 8008754

                                               Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

Carmen Aparecida Malagutti de Barros

POUSO ALEGRE/MG – 2016

  1. Descreva a posição anatômica. E qual é a sua importância para a atuação profissional em sua área?

R: Na posição anatômica  corpo deve estar ereto,  com a face voltada para frente, os  olhos em direção do horizonte, membros superiores estendidos  ao lado do tórax com as palmas das mão viradas para frente , membros inferiores unidos  com as pontas dos pés dirigidos para frente.  

A posição anatômica é  uma linguagem universal a todos profissionais da área da saúde, é possível, pois  as informações fornecidas a partir desta posição são um só, em qualquer lugar do mundo , permitindo uma  compreensão  simples  e precisa do corpo humano ,assim como suas limitações e seu movimentos, dando ao profissional da área da Educação Física condições , para uma boa intervenção  , evitando acidentes ,com praticas bem direcionadas, em qualquer esporte , trabalhando com segurança, promovendo  a melhora da saúde e condição de vida para o atleta ou aluno

  1. Cite as regiões que formam o corpo humano.

R: O corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.

Cabeça: crânio e face

Pescoço: pescoço

Tronco: tórax, abdome, e pelve.

Membros superiores: braço antebraço, ombro e mão.

Membros inferiores: quadril, coxa, perna e pé

  1. Explique os planos de secção mediano ou sagital, plano frontal ou coronal e plano transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção?

Qual é a importância destes termos de relação para sua atuação profissional?

R: Plano Sagital (mediano): è todo o plano vertical com orientação paralela o corte sagital do crânio. O plano sagital  divide o corpo em duas partes iguais, direita e esquerda.

Plano Frontal: é todo o plano vertical com trajeto paralelo e corte coronal do crânio ,  que divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.

Plano Transversal: é todo o plano que corta o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades, superior e inferior, que consequentemente são diferentes.

A importancia destes termos é para que possamos conhecer a divisao do corpo humano em que iremos trabalhar e para evitarmos com que o aluno faça erroneamente o exercicio proposto.

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e sua classificação quanto ao seu tipo?

R: Os ossos do membro superior são  :  clavícula : osso longo e par, úmero : osso longo e par , escápula : osso par plano e muito fino, ulna : osso longo e par, ligeiramente encurvado, radio : osso longo,  ossos do carpo :  são 5  curtos, ossos metacárpicos : são 5 recobertos por partes moles, curtos, falanges : são 3 colunas ósseas  para cada dedo, logos.

Os ossos do membro inferior são: pelve óssea : osso par grande chato irregular, fêmur : osso longo (o mais comprido do corpo humano) , Tíbia : osso longo , Fíbula - osso longo , patela :osso curto, aplanado de frente para trás, tarso(ossos do pé) :curtos , metatarso :são cinco, ossos longos , ossos do dedos : irregulares constituídos por 3 falanges.

  1. Descreva o que é junta sinovial. Citar os elementos básicos desta junta.

R: São articulações do tipo mais simples, contem cavidades e o elemento que se localiza entre os ossos, é o liquido sinovial, e seus elementos básicos são: liquido sinovial e membrana sinovial.

  1. De a classificação das articulações do ombro, punho e joelho. Qual é a sua importância para a sua atuação profissional?

R: São junturas sinoviais,  é muito importante conhecer, compreender sua estrutura,  assim como os movimentos pertinentes a cada articulação, pois muitas das lesões provocadas, são com certeza  a falta de conhecimento sobre o corpo humano e suas funções.

  1.  Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

R: O corpo humano é formado de três tipos de tecidos o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o estriado liso. A importância desse tecido é que sem eles não poderíamos nos locomover.

  1. Quais são os componentes anatômicos do musculo esquelético?

R: Ventre muscular, tendão, aponeurose, bainha tendineas e bolsas sinoviais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com