TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

El Costo y la toma de decisiones

Tese: El Costo y la toma de decisiones. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Tese  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NA GESTÃO DO ESTOQUE

Elias Garcia

Brasil

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

e-mail: egarcia@unioeste.br

Osmarina Pedro Garcia Garcia

Brasil

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

e-mail: osmarinagarcia@bol.com.br

Udo Strassburg

Brasil

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

e-mail: strassburg@unioeste.br

Palavras-chave - gestão de custos – logística integrada – tecnologia de informação

Tema do trabalho: El Costo y la toma de decisiones

Recursos Audiovisuais: projetor multimidia

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NA GESTÃO DO ESTOQUE

Palavras-chave - gestão de custos – logística integrada – tecnologia de informação

Tema do trabalho: El Costo y la toma de decisiones

Resumo

O presente trabalho foi idealizado com o objetivo de apresentar aos leitores um pouco mais da utilização dos conceitos de logística no processo de gestão empresarial, mais especificamente no tocante a gestão de estoques.

O trabalho mostra a origem e evolução do estudo e aplicação da logística nos processos gerenciais, apresenta também os conceitos básicos de estoques e suas principais classificações, abordando a necessidade de cada um no contexto empresarial. Apresenta também os conceitos de custos relacionados aos estoques e sua gestão. Na seqüência, o estudo faz uma abordagem rápida sobre a tecnologia de informação e sua aplicação na logística, analisando de forma sucinta cada conceito tecnológico, finalizando com a aplicação do conceito de logística integrada e seus benefícios.

Portanto, sem querer esgotar o assunto, este opúsculo teve como objetivo principal chamar a atenção dos gestores para a necessidade da boa gestão de estoques através dos conceitos de logística para o atendimento dos objetivos da organização, a lucratividade.

Introdução

A logística nos últimos tempos se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e conseqüentemente uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Além de estar ligada à agilidade com que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos.

A sua utilidade não está limitada ao que foi apresentado acima, o seu enfoque atual encaminha-se na direção de agregar a tudo isto as necessidades dos clientes, que podem ser diferenciadas, sejam elas para repor o estoque regulador, seja para produção imediata ou para atender a um pedido especial de algum consumidor. Esta visão está relacionada à satisfação daqueles que são parte fundamental dentro do processo de comercialização, proporcionando a empresa perspectivas de aumento de receitas de vendas e margens de lucro.

A logística está a cada dia sendo mais estudada e até mesmo lançada como curso superior, oferecido pela Escola Superior de Ciências Empresariais (Instituto Politécnico de Setúbal) em Portugal, sendo um dos poucos daquele país.

Os recursos provenientes da logística poderão ser utilizados nos diversos ramos de atividades das empresas, isto é que lhe dá ainda mais significância para que seja utilizada por todos.

O objetivo do presente estudo é mostrar aos diversos interessados a importância que a logística tem, de forma ampla, englobando tanto o meio ambiente interno como o externo, a ser incluído no sistema de gestão do negócio.

1. Origem, conceitos e Características da logística

A história conta que a logística teve origem militar, designando estratégias de abastecimento aos exércitos enquanto nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos, vestuários adequados, nas quantidades certas e no momento certo, evitando que o exército no campo de batalha fique sem suprimentos suficientes para manter as estratégias de guerra.

Na seqüência, já na década de cinqüenta, professores da Harvard Business School desenvolveram, em conjunto com a Inteligência Americana (CIA) estratégias para a Segunda Guerra Mundial, tornando na seqüência, matéria obrigatória nas cadeiras de Administração de Empresas e Engenharia daquela Universidade.

No início de 1991, o mundo presenciou um exemplo prático e dramático da importância da logística. Como preparativos para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar quantidades enormes de materiais a grandes distâncias, o que se pensava fazer em um tempo extremamente curto. Meio milhão de pessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000 quilômetros por via aérea, e mais de 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados pelo mar, tudo isto feito em questão de meses.

Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas ou perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles.

1.2 Conceitos

Muitos autores já tentaram conceituar o termo logística, porém, pela concepção desse trabalho, buscou-se a definição do Council of Logistics Management, descrita por FILHO ( 2001:3):

Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com