TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades importantes de elétrons

Artigo: Propriedades importantes de elétrons. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Uma importante propriedade dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Contudo, se um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de um nível mais baixo para outro mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

Objetivo

A prática teve como objetivo observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr. Verificar a distribuição eletrônica dos elementos e tomar contato com as regiões visíveis do espectro eletromagnético.

Materiais e Métodos

Acendeu-se a chama do bico de Bunsen e calibrou-se a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente. Limpou-se o fio metálico que foi utilizado no experimento, mergulhando-os em solução de ácido clorídrico concentrado, previamente colocado no vidro de relógio, e em seguida, aquecendo-os em rubro na chama do bico de Bunsen. Esse processo foi repetido várias vezes, até que a chama do bico de Bunsen não alterasse sua coloração. Em seguida mergulhou-se o fio limpo na solução da amostra em estudo e observou-se a coloração da chama utilizando um filtro azul de cobalto, isso foi feito com todos os cloretos. Anotou-se então o resultado em uma tabela. E por fim comparou-se com os resultados dos outros grupos.

Resultados

Questões

• Quais os postulados do modelo de Bohr?

1. Que a energia radiada não é emitida (ou absorvida) da maneira contínua admitida pela eletrodinâmica clássica, mas apenas durante a passagem dos sistemas de um estado 'estacionário' para outro diferente.

2. Que o equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários é governado pelas leis da mecânica clássica, não se verificando estas leis nas transições dos sistemas entre diferentes estados estacionários.

3. Que é homogênea a radiação emitida durante a transição de um sistema de um estado estacionário para outro, e que a relação entre a freqüência n e a quantidade total de energia emitida é dada por E = hn, sendo h a constante de Planck.

4. Que os diferentes estados estacionários de um sistema constituído por um elétron que roda em volta de um núcleo positivo são determinados pela condição de ser igual a um múltiplo inteiro de h/2p

5. Que o estado 'permanente' de um sistema atômico - isto é, o estado no qual a energia emitida é máxima - é determinado pela condição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com