TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE DP DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 8

                                       [pic 1]

                                  UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

                             Curso de Educação Física - Licenciatura

                         

                        DP DE NATAÇÃO QUESTOES DE 1 A 15 NP 1

                       

               

                     

                                                    SÃO PAULO

                                                          2016

         

QUESTÕES DE DP DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO

PARA A NP1

  1. DEFINIR PROPULSÃO EM RELAÇÃO AO ATO DE NADAR

R: Propulsão é o ato que obter deslocamento com a aplicação de força na água, resultando em natação.

  1. DEFINIR HIDROSTÁTICA EM RELAÇÃO À NATAÇÃO

R: Hidrostática é a posição ideal que faz o corpo flutuar durante o ato do exercício, que junto a outros elementos compõem a natação.

3 - DEFINIR FLUTUAÇÃO EM RELAÇÃO À NATAÇÃO

R: É a relação entre peso e volume e a densidade na qual determinara se partes do corpo iram afundar ou flutuar durante o exercício.

4 - DEFINIR ESTABILIDADE EM RELAÇÃO A NATAÇÃO

R: Estabilidade na natação é quando o aluno aprender a coordenar a flutuação e a respiração resultando em estabilidade na água.

  1. O QUE SIGNIFICA TURBULÊNCIA EM RELAÇÃO A NATAÇÃO

Turbulência é quando o corpo entra em atrito com a água resultando em queda na propulsão.

  1. QUAL A POSIÇÃO DO CORPO QUE MAIS FAVORECE A FLUTUAÇÃO E PORQUE?

É a posição vertical, onde o corpo esta em posição de maior densidade resultando em uma melhor flutuação.

  1. DESCREVA QUAL O OBJETIVO PEDAGÓGICO COM UMA CRIANÇA INICIANTE DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 3 ANOS? (VER PIAGET)

R: desenvolver seu psicomotor, fortalecimento emocional, a convivência com as demais crianças, e diminuir o estreitamento dos vínculos emocionais com seus pais, fazendo com que aquele ambiente vire um local de confiança e confortável.

  1. DESCREVA AS QUATRO FASES DA BRAÇADA DO NADO CRAWL

R: Entrada é momento entre a entrada da mão na água e o início do movimento de deslocamento da mão para trás. Puxada, é a primeira fase propulsiva da braçada. Este período acontece do início do movimento da mão para trás, até a mão chegar abaixo do ombro. Empurrada é a segunda parte da propulsão da braçada. Vai do alinhamento da mão com o ombro, até a finalização da propulsão próxima a perna. Recuperação é a fase aérea e não propulsiva. Começa no momento de saída da mão da água e vai até a entrada da mão, novamente, na água para iniciar a próxima braçada.

  1. DESCREVA O MOVIMENTO DE PERNA DO NADO CRAWL

R: As pernas realizam movimentos alternados, iniciando à partir da articulação coxofemoral, em ritmo ativo e passivo. No ativo, o movimento é de cima para baixo, com a perna levemente flexionada e, com o pé ligeiramente voltado para dentro e o tornozelo relaxado concentrando a força no peito do pé e; no rítmo passivo é o relaxamento do ativo, com extenção total da perna, até que o calcanhar atinja o nível da água.

  1. DESCREVA AS QUATRO FASES DA BRAÇADA DO NADO COSTAS

R: Primeira varredura para baixo há uma trajetória da mão para baixo e lateralmente, até atingir cerca de 50 cm de profundidade, com o início da flexão do cotovelo. Esta fase termina no “agarre”. Primeira varredura para cima, após o agarre, a mão descreve um semicírculo côncavo para cima, de forma que, ao passar ao lado do peito, a mão encontrasse próxima à superfície novamente. O cotovelo se a cerca de 100o para realizar uma alavanca mais eficaz no sentido de aplicação da força muscular. Segunda varredura para baixo, o braço segue da posição anterior próximo da superfície até estender-se completamente ao lado e abaixo da coxa. A palma da mão empurra a água para trás e para baixo. Segunda varredura para cima, o nadador deve voltar a palma da mão para trás, com as pontas dos dedos voltadas para baixo, empurrando a água para trás enquanto a mão sobe.

  1. DESCREVA O MOVIMENTO DE PERNAS DO NADO COSTAS

R: Pernada para baixo, a perna projetada para baixo pela rotação do quadril, o joelho permanece estendido e os pés com os tornozelos relaxados até um pouco abaixo da linha horizontal do corpo, a pernada para cima inicia-se trazendo a coxa e perna para a superfície. Inicia-se assim que o pé atinge a posição mais inferior do movimento. O joelho permanece flexiona-se por causa da resistência da água na face anterior da perna, e a coxa para a subida antes da perna, até que ambas estejam próximas da superfície. A articulação do tornozelo é deixada em extensão, o que faz com que a água seja empurrada para trás e para cima durante a subida do pé, resultando na impulsão. Os pés estão ligeiramente voltados com os dedos para dentro (invertidos).

  1. DESCREVA AS QUATRO FASES DA BRAÇADA DO NADO PEITO

R: Varredura para fora, partindo da posição inicial, estendidos à frente do corpo, consiste no afastamento lateral dos braços, em um movimento semi-circular até que passam da linha dos ombros e cheguem à posição de agarre ao flexionarem-se nos cotovelos cerca de 30 a 40 graus. Nesse ponto, as mãos já estão viradas para fora e para trás. Varredura para dentro, inicia-se no agarre, com as mãos ligeiramente voltadas para fora, e executa-se um semi-círculo côncavo para dentro, acelerando o movimento para baixo, para trás, e finalmente para dentro. O nadador deve posicionar sua mão de forma a estar empurrando a água para trás, mesmo nesses movimentos laterais da mão. Esta fase termina quando os braços iniciam o movimento para frente. Recuperação No momento em que os braços terminam a varredura para dentro, os cotovelos se aproximam e as mãos se direcionam à frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com