TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUINTA DISCIPLINA DE PETER SENGE

Pesquisas Acadêmicas: A QUINTA DISCIPLINA DE PETER SENGE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

RELÁTORIO SOBRE A QUINTA DISCIPLINA DE P. SENGE

EMPRESA ESTUDADA ( GERDAU )

Disciplina: Desenvolvimento Gerencial e Interpessoal

Natal, 23 de Novembro de 2011

A QUINTA DISCIPLINA DE PETER SENGE

“A quinta disciplina” aprofunda verdadeiramente a questão da aprendizagem de uma forma bastante objetiva. As técnicas e padronizações dão lugar à estratégias e à visão holística do processo de aprendizagem. Até o próprio processo de formação do pensamento, base do processo de aprendizagem, é analisada.

Senge destaca a conformação extremamente linear do nosso pensamento, em oposição à uma conformação mais abrangente no espaço e no tempo - o raciocínio sistêmico.

PRIMEIRA DISCIPLINA: DOMÍNIO PESSOAL

É a disciplina que possibilita continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, concentrar nossas energias, desenvolver a paciência e ver a realidade objetivamente. Através da análise da tensão criativa, Senge, deixa explícito o processo de resistência que devemos desenvolver às dificuldades do dia-a-dia e de como utilizar esse processo para aumentar nosso esforço em relação ao objetivo a ser alcançado.

Para a Gerdau é importantíssimo repassar este conceito aos grupos de trabalho, que lidam com conflitos e dificuldades quase que permanentemente. Nos anos 90, a Empresa passou a utilizar o método de Gestão com Foco no Operador, onde cada operador é responsável pelo gerenciamento do seu processo. A contínua superação de desafios é o que move nossos 45 mil colaboradores, um exemplo do seu engajamento para enfrentar um cenário de acirramento da competitividade global são os resultados dos Grupos de Solução de Problemas, que somaram a participação de 5,7 mil colaboradores, com quase 500 projetos focados em inovação e produtividade em 2010.

“Temos ainda a certeza de que uma empresa não consegue crescer sozinha. Por isso, participamos ativamente de projetos de responsabilidade social para estimular o desenvolvimento das comunidades e gerar novas oportunidades na cadeia de negócios do aço.” André B. Gerdau (Diretor-Presidente)

SEGUNDA DISCIPLINA: MODELOS MENTAIS

“ Modelos mentais são idéias profundamente arraigadas, generalizadas ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes. Muitas vazes não temos consciência de nossos modelos mentais ou das influências que eles exercem sobre nosso comportamento”

Verificamos na Gerdau um ponto bastante interessante em relação a quebras de paradigmas. O que talvez tenha sido o que a transformou de uma simples loja de vender pregos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com