TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual foi o primeiro satelite colocado em orbita no espaço?

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

Qual foi o primeiro satelite colocado em orbita no espaço?

O primeiro artefato feito pelo homem e lançado ao espaço, foi o satélite artificial russo Sputnik. Ele foi o resultado do trabalho do professor russo Konstantin Eduardovitch Tsiolkovsky que escreveu todos os princípios matemáticos do vôo espacial e dos engenheiros, liderados por Sergey Korolyev, que apresentaram à Academia de Ciências Soviéticas, em 1934, um estudo completo sobre o vôo no espaço e seu retorno, incluíndo combustíveis, proteção para a tripulação etc. 

Vinte e três anos depois, no dia 04 de outubro de 1957 às 8:00 horas da manhã, Sergey Korolyev e seus engenheiros, assistem a partir da Base Espacial Baikonur no Casaquistão, o lançamento de um imenso foguete de 3 estágios que carregava no seu topo uma esfera de alumínio de 58 cm de diâmetro e 83 kg, com 2 pares de antenas flexíveis de 2,4 m e 2,9 m. 

O Sputnik, abria uma nova estrada para a humanidade. Viajando em uma órbita elíptica, inclinada de 64,3º em relação ao Equador terrestre, que o levava a mais de 900 km de distância e atingindo a velocidade de 28.800 km/h no perigeu, o Sputnik I dava uma volta ao redor da Terra em apenas 96,3 minutos. 

A queda do último estágio do foguete lançador, ocorreu em 01 de dezembro de 1957 e surpreendeu os cientistas acontecendo antes do previsto; porém, isso forneceu dados para a depuração dos cálculos de re-entrada, elevando a última camada atmosférica em 50 km. Com os dados obtidos na re-entrada, os russos começaram a se preparar para lançar o primeiro homem ao espaço. 

Em 03 de novembro de 1957 os soviéticos lançaram o Sputnik II que levava o primeiro ser vivo ao espaço - a cachorrinha da raça esquimó Laika de nome Kudriavka (Crespinha), que sobreviveu por vários dias, até que o suprimento de oxigênio acabou. 

O fenômeno Sputnik gerou insegurança e a ilusão de que havia um enorme distanciamento tecnológico entre os EUA e a URSS. Os soviéticos não haviam apenas lançado o primeiro satélite artificial da Terra. O Sputnik era mais de 50 vezes mais pesado do que o primeiro satélite que os norte-americanos pretendiam lançar dentro do projeto Vanguard. 

A polêmica se instalou, gerando uma crise, onde muitas pessoas acusaram a administração Eisenhower de permitir à União Soviética vencer os Estados Unidos da América. Isto fez com que se reforçasse o conceito popular de que Eisenhower era “um risonho incompetente”. O líder da maioria no senado Lyndon B. Johnson percebeu que algo deveria ser feito sobre a crise do Sputnik. Então, ele ordenou que uma subcomissão do Senado fizesse uma revisão sobre os programas espacial e de defesa norte-americanos. Um dos auxiliares de Johnson, George Reedy, sumarizou o sentimento de muitos dos norte-americanos: “o simples fato é que nós não podemos mais considerar os russos como estando atrás de nós em termos de tecnologia. Eles levaram quatro anos para nos alcançar com a bomba atômica e nove meses para nos alcançar com a bomba de hidrogênio. Agora nós estamos tentando alcançá-los com o satélite deles.” 

Na tentativa de reagir às críticas de imobilidade, a Casa Branca anunciou que os EUA fariam um teste de lançamento do Projeto Vanguard em 6 de dezembro de 1957. Na esperança de recuperar a confiança do público em geral, toda a mídia foi convidada a testemunhar o lançamento. Porém, o resultado foi catastrófico. Durante o estágio de ignição, o foguete subiu aproximadamente um metro acima da plataforma e logo em seguida, se desintegrou em chamas. 

Com o fracasso do Projeto Vanguard, as Forças Armadas norte-americanas se voltaram para o Projeto Explorer. Esse projeto era da mesma equipe que havia sido preterida no processo de seleção para o lançamento do satélite norte-americano no Ano Geofísico Internacional, coordenado pelo carismático Vernher von Braun e sua equipe de engenheiros alemães que havia imigrado para os EUA ao final da Segunda Guerra Mundial. Apesar do curto intervalo de tempo disponível, o Projeto Explorer foi um sucesso. Após dois lançamentos abortados, o foguete Juno I, carregando o satélite Explorer I, decolou de Cabo Canaveral, Flórida, às 22:55h de 31 de janeiro de 1958. O satélite continha um contador Geiger para medir a radiação ao redor da Terra, um equipamento construído pelo físico James Van Allen. Os dados obtidos por este instrumento verificaram a existência do campo magnético da Terra e descobriram o que passou a se chamar “Cinturão de Radiação de Van Allen”. Na tarde de primeiro de fevereiro de 1958, ocorreu uma coletiva de imprensa na Academia Nacional de Ciências, onde von Braun, Van Allen e diretor do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory – JPL) e William Pickering, anunciaram o sucesso da missão.

Vostok I (russo:Восток-I - Leste I ou Oriente I) foi a primeira missão do programa espacial soviético Vostok e a primeira missão espacial tripulada da História. A espaçonave foi lançada do Cosmódromo de Baikonur em 12 de abril de 1961, levando Yuri Gagarin, um cosmonauta e piloto da Força Aérea Soviética, ao espaço.

O voo marcou a primeira vez que um ser humano foi ao espaço exterior e o primeiro voo orbital de uma nave tripulada. Ele consistiu de uma única órbita em torno da Terra, com a duração de 1h 48min entre o lançamento e o pouso. Como planejado, após a reentrada Gagarin pousou separadamente da Vostok, sendo ejetado da espaçonave à cerca de 7000 m de altitude, descendo de pára-quedas na província de SaratovRússia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (301.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com