TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o principal objetivo do projeto?

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Renato Alvares

Treinador do projeto social CTVV

1 – Qual o principal objetivo do projeto?

“O projeto tem como objetivo principal, realizar um trabalho com crianças e famílias em vulnerabilidade social, utilizando o futebol como meio da criança interagir e saber lidar com suas limitações, além de moldar um futuro cidadão praticando o que ela mais gosta de fazer; que é jogar bola. Buscamos sempre incentivar as crianças nos estudos impondo critérios para continuar jogando no time, como boas notas, bom comportamento, tanto na escola como dentro de sua casa”.

Análise: Observamos que a dimensão trabalhada no projeto pesquisado, está redirecionado aos projetos sociais, atrelado com a educação. Pois o objetivo final do projeto não está na formação de atletas profissionais e/ou de alto rendimento, e sim proporcionar vivência esportiva para fins sociais a crianças carentes.

2 – Quais os métodos de treinamento utilizados?

“No caso o preparo das crianças é feito através de treinos que contribuam no melhoramento físico e técnico das crianças, no caso visando seu potencial. Reservamos alguns dias específicos para treinos de fundamento básico do futebol, como: passe, chute, defesa, ataque, condicionamento físico e outros para treinos coletivos para acertar as posições que as crianças mais se adaptarem” (planejamento tático).

Análise: Observamos neste item, que foram relatados alguns aspectos presentes nos jogos situacionais. Tais como: a organização tática; aprimoramento das capacidades coordenativas, sabendo que a vivência e a prática do mesmo esporte possibilitam uma evolução no que tange as habilidades técnicas de um determinado jogo; vivência do jogo coletivo.

3 – Quais os meios utilizados durante as práticas, para que o projeto atenda seu objetivo?

“Então, sempre buscamos focar na coletividade, criando situações onde o grupo prevaleça sobre o individualismo sabe? Tipo, queremos que ela leve alguns aprendizados para seu cotidiano, como a disciplina, as regra, o respeito de um para com o outro, tornando cidadãos formatizados pelo esporte”.

Análise: Percebemos que o projeto tem como objetivo principal, a contribuição do esporte para a formação social da criança, dispondo das práticas como método de ensino.

4 – Como que fica a situação para as crianças não habilidosas? As mesmas são inseridas nas partidas de alguma forma, ou é feito algum tipo de trabalho separadamente das que possuem mais habilidade?

“Procuramos inserir todos nas práticas, sendo ele habilidoso ou não. Como eu disse anteriormente, o importante é a criança obter todos os benefícios proporcionados pelo futebol, e ela só conseguirá isso jogando e sendo bem aceita pelos demais. Nós trabalhamos muito isso aqui, tentando passar para elas (as crianças) que todos devem ter a oportunidade de participar e jogar”.

Análise: Podemos observar que este relato reforça ainda mais os objetivos propostos pela dimensão social, no qual se utiliza do esporte para demandas sociais.

5 – É possível afirmar que ocorre uma evolução técnica/habilidade das crianças utilizando dos métodos citados anteriormente? Justifique.

“Sim. A partir do momento que essas crianças são incentivadas as práticas esportivas já começam a desenvolver em si habilidades especiais que se diferenciam de uma criança para outra. No nosso projeto, utilizamos de treinos diversos afim de aprimorar as habilidades motoras e físicas de cada criança”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com