TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sua principal objetivo do estudo da sexualidade

Artigo: A sua principal objetivo do estudo da sexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Artigo  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos grandes pontos de dúvida, medo, tensão, negação do Eu, rejeição da unicidade e fonte de grandes problemas existenciais do ser, está na questão da sexualidade humana. Desde que começam a entender-se como seres encarnados, homens e mulheres começam a ser educados para encarar a própria sexualidade com sentimentos de vergonha, culpa e medo. Porém, já está mais do que na hora de que todos entendam definitivamente, que uma pessoa que sente vergonha, principalmente de si mesma, não é, de forma alguma, uma pessoa virtuosa. Ao observarmos o comportamento natural do Ser Humano, veremos que em todas as circunstâncias, o medo irá gerar apenas dois outros comportamentos possíveis, que são a fuga ou o enfrentamento, porém o medo jamais irá gerar e tampouco será, sinônimo de respeito. A partir desses terríveis desvios conceituais, criados principalmente pelas religiões, gerou-se então, um ponto de represamento da expressão natural da sexualidade, podemos afirmar que a sexualidade humana, quando exercida de forma limpa e natural, sem as tensões e repressões aqui mencionadas, deveria representar também a expressão da paixão, liberdade, e amor (próprio e amor pelo outro). Abordar sexualidade apenas no campo físico, é restringir o conhecimento e atenuar os problemas.

A visão holística abrange além do campo físico, o moral, o psicológico e o espiritual, facilitando o processo de entendimento e das formas terapêuticas de resolvê-los, interrompendo o ciclo.

O principal objetivo do Estudo da Sexualidade é despertar a Responsabilidade Sexual, revertendo a inversão dos valores, ou seja, da poluição sexual para os princípios reflexivos da prática sexual afetiva, sem constrangimento de qualquer natureza.

O Estudo de Sexualidade deverá conduzir à igual responsabilidade entre os sexos, analisando, permitindo e defendendo as diferenças.

A proposta pedagógica é preventiva, pois uma criança que tenha na base de formação as informações verdadeiras sobre seu corpo sexuado poderá crescer um adolescente ou adulto com maiores possibilidades de lidar melhor e responsavelmente com a sexualidade de maneira sincera, prazerosa e harmoniosa.

Dessa forma,devemos sempre buscar um equilíbrio de conduta para não inibir e nem constranger,através de pesquisas,onde todos possam expor suas opiniões de maneira sincera e com respeito um ao outro.

O Estudo de Sexualidade é o Estudo que busca o entendimento do processo sexual.

Sexualidade é fundamental para o bem estar individual, int

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com