TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário conteúdo 7 fisiologia

Por:   •  5/4/2016  •  Exam  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  2.375 Visualizações

Página 1 de 4

Conteúdo 7

Os órgãos sensoriais proprioceptivos são muito importantes para a eficiência do movimento e para a proteção das estruturas do aparelho locomotor. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

I. Os órgãos tendinosos de golgi são sensores que se encontram no tendão e são sensíveis a altas tensões produzidas no mesmo. Quanto maior for a tensão aplicada sobre o tendão, mais estes sensores serão acionados.

II. O reflexo miotático é um reflexo que pode ser controlado voluntariamente, ou seja, por vontade própria é possível ativar ou desativar este reflexo.

III. O reflexo miotático é gerado pela ativação de fusos e o reflexo miotático invertido é consequência da ativação dos órgãos tendinosos de golgi.

As três afirmações estão corretas.

As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.

As afirmações II e III estão incorretas e a afirmação I está correta.

A afirmação II está incorreta e as afirmações I e III estão corretas.

As três afirmações estão incorretas.

Justificativa: Questão D é a alternativa correta.

I- Primeiramente os órgãos tendinosos de Golgi são proprioceptores encapsulados nas fibras tendinosas e localizados perto da junção das fibras musculares e tendinosas. Por ser sensível ao estiramento (tensão), esse sensores podem ser ativados. II- O reflexo miotático não pode ser controlado de forma voluntária, não sendo possível ativar ou desativar esse reflexo.III- O reflexo miotático realmente e controlado pela ativação de fusos musculares, é o reflexo miotático inverso é controlado pela ativação dos órgãos tendinosos de golgi.

Conteúdo 8

1)A produção de calor no exercício é cerca de 20 a 20 vezes maior que no repouso, o que seria suficiente para aumentar a temperatura corporal em 5 graus por minuto, entretanto, o ser humano tem mecanismos para manter esta temperatura relativamente constante. A dissipação do calor produzido durante o exercício pode ocorrer por quatro mecanismos como convecção, condução, irradiação e evaporação. Não há duvida da importância da água no processo de termorregulação e, durante o exercício, a perda de água através da sudorese aumenta auxiliando na perda de calor pela evaporação. Alguns hormônios estão envolvidos na homeostase hídrica no nosso organismo. Para auxiliar no controle da água durante o exercício:

aumenta a produção do hormônio aldosterona e diminui o hormônio anti-diurético (ADH).

aumenta a produção do hormônio aldosterona e hormônio anti-diuretico (ADH).

diminui a produção do hormônio aldosterona e aumenta o hormônio anti-diuretico (ADH).

diminui a produção do hormônio aldosterona e hormônio anti-diuretico (ADH).

a produção dos hormônios aldosterona e anti-diuretico (ADH) não se alteram.

Justificativa: Questão B é a alternativa correta.

O aumento do hormônio aldosterona auxilia no controle dos eletrólitos que atua principalmente nos rins, o hormônio antid-urético auxilia na retenção de água para o corpo, ou seja, os dois colaboram para a homeostase hídrica.

2) O estresse do esforço físico é complicado pelas condições térmicas ambientais. A realização de atividade física em ambientes de extremo calor ou frio sobrecarrega os mecanismos que regulam a temperatura corporal

(Mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com