TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões fisilogia Edf ufpr

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Descreva a estrutura da membrana biológica das células, incluindo a localização, tipo e função de cada componente principal.

As membranas são compostas principalmente por lipídeos e proteínas. O componente lipídico consiste em fosfolipídios, colesterol e glicolipídios, sendo o responsável pela alta permeabilidade das membranas celulares a substâncias lipossolúveis, como o dióxido de carbono, oxigênio, ácidos graxos e hormônios esteroides. O componente proteico da membrana consiste em transportadores, enzimas, receptores de hormônios, antígenos de superfície e canais para íons e para agua. Os fosfolipídios têm um arcabouço de glicerol, que é a cabeça hidrofóbica (hidrossolúvel) e duas caudas de ácidos graxos, que são hidrofóbicas (não-hidrossolúveis). As caudas hidrofóbicas ficam de frente uma para a outra e formam uma cauda dupla. Proteínas integrais estão ancoradas à membrana celular e nela inseridas, por meio de interações hidrofóbicas, podem atravessar toda a membrana celular, incluem canais iônicos, proteínas de transporte, receptores e proteínas de ligação à guanosina 5´- trifosfato (GTP) (proteínas G).

  1. Quais são os compartimentos do corpo humano e suas subdivisões e o que contém cada um?

Os compartimentos são o LIC (Líquido intracelular) e LEC (Líquido extracelular). O LIC está contido dentro das células, correspondendo a dois terços da água corporal total. O LEC fica por fora das células e corresponde a dois terços da agua corporal total, sendo o LIC e o LEC separados por membranas celulares, As concentrações do LIC são semelhantes entre as células e mantidas constantes (estáticas). Sendo assim, os constituintes que determinam as concentrações do LIC provêm do LEC. Dentro do
LIC e do LEC existe líquidos banham as células, esses líquidos são chamados de solutos que são o plasma e o líquido intersticial (filtração deste plasma). Essa filtração ocorre através da parede capilar. LEC: sódio (Na+), cloreto (Cl-) e bicarbonato (HCO3-), cálcio (Ca++) e pH mais básico.
 LIC: potássio (K+), magnésio (Mg2+), proteínas e fosfatos orgânicos de carga negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com