TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando O Contexto Indicado No Fragmento E Com Base Na Leitura Da Unidade 4, Fundamentos Históricos E Filosóficos Da Educação, E Das Unidades 1 E 2, Sociologia Da Educação, Discuta, No Fórum, Com Seus Colegas E Tutor, Sobre As Seguintes Quest

Trabalho Universitário: Considerando O Contexto Indicado No Fragmento E Com Base Na Leitura Da Unidade 4, Fundamentos Históricos E Filosóficos Da Educação, E Das Unidades 1 E 2, Sociologia Da Educação, Discuta, No Fórum, Com Seus Colegas E Tutor, Sobre As Seguintes Quest. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  1.785 Visualizações

Página 1 de 6

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

4ª SEMANA

Atividade no Portfólio

Objetivos

Compreender o conceito de didática nas diferentes abordagens de ensino e relacio¬ná-lo à trajetória de ensino de matemática.

Refletir sobre a relação entre as concepções de didática e metodologia do ensino de matemática e a prática pedagógica do professor.

Descrição da atividade

Retome sua conceituação de didática e, com base nas leituras realizadas até o momento, responda às questões a seguir:

1) A visão de Didática apresentada por você (no início da disciplina) vai ao encontro de qual tipo de Abordagem de Ensino? (Para responder a essa questão, tenha como referência Santos (2005). Disponível em: <ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2012).

Abordagem Tradicional.

Abordagem Comportamentalista.

Abordagem Humanista.

Abordagem Cognitivista.

Abordagem Sociocultural.

Apresente duas justificativas para responder a essa questão.

2) Considerando a conceituação de didática nas diferentes tendências pedagógicas e refletindo sobre o que você escreveu a respeito de como era o ensino da matemáti¬ca na sua época, analise a trajetória do ensino de matemática e identifique qual tipo de didática o influenciou. Em seguida, explique como os conceitos de didática e de matemática interferem na prática docente.

Poste sua resposta no Portfólio desta forma:

1º parágrafo: digitação da sua conceituação pessoal de Didática.

1º parágrafo: resposta da Questão 1.

2º parágrafo: resposta da Questão 2.

7ª SEMANA

Atividade no Portfólio

Objetivos

Compreender como utilizar procedimentos de comunicação nas aulas de matemática.

Transformar a disciplina de matemática em aprendizagem significativa.

Desenvolver a capacidade de ler e entender conceitos matemáticos, além de expres¬sar corretamente o que ouve ou lê.

Descrição da atividade

Retome sua conceituação sobre o que significa fazer matemática; uma perspectiva sobre compreensão em matemática e o que é comunicação em matemática.

Bicudo (1999, p. 25) afirma que:

A educação matemática permite a compreensão do que se faz ao educar, das propostas pedagógicas, do sentido que fazem as teorias que estudam assuntos da educação. É, preponderantemente, um fazer mediativo que leva ao autoconhecimento, à autocrítica e, portanto, ao conhecimento e crítica do mundo.

A respeito da compreensão em matemática, estudos recentes apontam que, nos diver¬sos níveis de aprendizado, os alunos devem desenvolver a capacidade de comunicar-se mate-maticamente. Nesse sentido, os educadores precisam estimular questionamentos, de forma que seus educandos consigam pensar e comunicar ideias matemáticas (CLEMENTE; BRASSO¬LATTI, p. 52)

Na Unidade 1 (Material referente à metodologia da matemática), dentre as mais diversas formas de utilizar procedimentos de comunicação nas aulas de matemática, destacamos al¬guns, citados por Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz, coordenadoras do Mathema (2012):

Explorar interações nas quais os alunos desenvolvam e expressem ideias por meio de discussão oral, da escrita, do desenho de diagramas, da realização de pequenos fil¬mes, do uso de programas de computador; da elaboração e resolução de problemas.

Pedir aos alunos que expliquem utilizando cálculo mental.

Promover discussões em pequenos grupos ou com a classe toda sobre um tema.

Valorizar a leitura dos textos no livro didático, em duplas ou grupos.

Propor situações-problema nas quais os alunos sejam incentivados a propor soluções e a buscar alternativas.

Relacionar materiais, desenhos, diagramas, palavras e expressões matemáticas com ideias matemáticas.

Refletir e explicar o seu pensamento sobre situações e ideias matemáticas.

Compreender que representar, discutir, ler, escrever e ouvir matemática são partes vitais da aprendizagem e da utilização da matemática.

Desenvolver compreensões comuns sobre as ideias matemáticas, incluindo o papel das definições.

Desenvolver conjecturas e argumentos convincentes.

Compreender o valor da notação matemática e o seu papel no desenvolvimento das ideias matemáticas.

Fundamentado nos estudos de Metodologia do Ensino de Matemática (Unidade 1), es¬colha um dos doze episódios "Matemática em toda parte", do professor Bigode, disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?catid=40:videos&id=550:matematicaemtodapa rte&option=com_content&view=article>. Acesso em: 13 jan. 2013. Elabore uma síntese de, no máximo, 20 linhas, sobre o vídeo que você assistiu, contemplando, na íntegra, os estudos sobre a importância da comunicação nas aulas de matemática, articulando com os conteúdos estudados.

Faça a atividade utilizando um editor de texto, salve-a como Atividade – 7ª semana, contendo a capa, e o texto com o nome do vídeo que você escolheu. Envie sua atividade no Portfólio utilizando o anexo.

10ª SEMANA

Interatividade no Fórum

Objetivo

Elaboração de um Plano de Aula.

Descrição da interatividade

Realize a tarefa a seguir com base nos conteúdos apresentados no tópico anterior.

Considere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com