TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES E PRATICAS EM NATAÇÃO

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  7.137 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES E PRATICAS EM NATAÇÃO

INTRODUÇÃO

O relatório a seguir é sobre as horas de observações e práticas da disciplina de Pedagogia do Esporte de Educação Física da Universidade Feevale. O mesmo tem o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação em Educação Física.

Normalmente os pais colocam seus filhos para começar natação, com o intuito de que eles já saiam nadando desde a primeira aula, no entanto, o professor deve propor para que não as pressionem, assim aprendendo a atividade de maneira mais alegre e prazerosa.

Nos dias de hoje a natação é uma atividade mais recomendada, pois é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes e um dos mais exigentes em relação ao nosso corpo e quando bem praticada, traz uma série de benefícios possuindo um publico amplo e variado (LIMA,2009).

A atividade aquática para criança é uma forma de ajudá-lo no processo de desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social.

MÉTODO

O presente trabalho foi realizado na escola de Natação academia Nativa com crianças na faixa de idade de 3 e 4 anos e de 8 a 10 anos de ambos os sexos, no período de 15 de março de 2016 a 16 de Junho de 2016 o trabalho contemplou atividades de observação e prática sendo utilizado para as questões práticas o modelo de ensino tradicional

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após 50 horas, sendo 30 de observações e 20 horas práticas pode-se observar que durante as aulas observadas o docente utilizou o método tradicional que segundo (GARGANTA DA SILVA, 1998) consiste em um método com táticas e técnicas características. Em relação às aulas ministradas no estágio utilizou o método tradicional, utilizamos este método para não fugir do contexto e maneira com que as aulas já vinham sendo propostas para os alunos, também foi possível evidenciar que os professores tem uma ótima técnica e habilidade para passar as atividades às crianças, onde a um respeito muito grande entre professor/aluno, por serem crianças às vezes aconteciam algumas dispersões na turma dos 8 à 10 anos como éramos professores novos queriam chamar atenção, na maioria das vezes conseguimos os acalmar, mas quando não nos escutava a professora responsável entrevia e os mesmos a atendiam, fora isso não tivemos nenhuma dificuldade em dar nossas intervenções nas atividades com natação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a realização do estágio pode-se inferir que o modelo de trabalho mais adequado para a modalidade esportiva de natação é o modelo tradicional, pois tem como o objetivo de trabalho a técnica e a tática. Cabe ao professor ensinar aos alunos as diversas técnicas já existentes.

A técnica é compreendida neste momento do trabalho como um conhecimento processual, um saber-fazer. (GARANTA DA SILVA, 1998).

O período que realizamos nossas observações e intervenções na academia foi de suma importância, pois acrescentou muito para nosso conhecimento profissional onde nos possibilitou um contato com um público que até então, ainda não tínhamos tido contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com