TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula De Educação Fisíca

Por:   •  29/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Aula 1

Na primeira aula vimos muito sobre conceitos importantes para sequencia do curso de disfunções orgânicas, através destes conceitos podemos dizer que a esta matéria vem como um grande complemento das matérias anteriores.

Com isso podemos observar que a atividade física, mais precisamente o educar físico, está no centro dos conceitos de saúde, doença, prevenção e promoção. Pois ao concluir a aula pude ter mais certeza, que o papel do educador físico para as disfunções orgânica, é trabalhar a atividade física não somente para promover a qualidade de vida, mas também pensando na aptidão física, podendo assim agir na prevenção de doenças, ou retarda-las, e ainda mais importante, podemos e devemos trabalhar na promoção da saúde.

Mas para chegar a essa certeza/conclusão, passamos por vários conceitos, como por exemplo o conceito sobre saúde, quem vem sendo modificada durante muito tempo. Em 1930 saúde era simplesmente ausência de doença, uma ideia mecanicista, depois saúde foi classificada pela OMS como um completo estar físico, mental e espiritual. Nesta aula podemos dizer que saúde é o resultado das condições de alimentação, trabalho, educação, renda, meio ambiente, emprego, transporte, entre outros fatores. Saúde também é um processo/estado em que o indivíduo e/ou coletivo têm o máximo de capacidade de viver a vida de maneira autônoma, reflexiva e socialmente solidária.

Também passamos pelo conceito de doença, e percebemos que não é simplesmente o fato de ter ausência de doença, como acreditavam antigamente, pelos diversos fatores que implicam. Portanto vamos definir doença como um sinal de alteração do equilíbrio homem-ambiente, é perder a liberdade, viver nas restrições e na dependência, o que vai de encontro ao contrário de Saúde.

Vimos diversos conceitos, como processo de saúde e doença, que é buscar sempre promover a boa qualidade de vida, mesmo quando há limitações, utilizando instrumentos e tecnologias para auxiliarmos nesta busca. Outro conceito foi sobre medidas preventivas, níveis de prevenção e promoção da saúde, ambas têm relação a nosso processo de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com