TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Exercício Físico

Por:   •  24/10/2016  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Juliana Ayres Muniz                                   Curso: 3º Técnico em Edificações

Docente: Almir Zandoná                                   Disciplina: Educação Física

Data: 18/06/2016 

Atividade Física e Saúde

A atividade física nem sempre é significado de uma vida saudável. Muitas pessoas confundem o termo saúde com estética. Na sociedade atual, a estética acaba sendo vendida como um item fundamental para se chegar a felicidade, isso faz com que muitas pessoas procurem academias em busca do “corpo ideal”, mas o que seria esse corpo ideal?

Esse conceito varia de acordo com muitos fatores, dentre eles estão o tempo e a cultura vigente na sociedade. Atualmente, a indústria cultura dissemina como o “corpo ideal masculino” um corpo alto, magro e com músculos bem definidos, já o “corpo ideal feminino” também chamado de “corpo de modelo” é um corpo magro, porém com bastantes curvas. Podemos perceber com isso uma inversão de valores, ou seja, uma grande valorização dos padrões de beleza.

Para alcançar os objetivos almejados de forma mais rápida, algumas pessoas acabam procurando outras alternativas, dentre elas a utilização de remédios para emagrecer e de esteroides anabolizantes (hormônios sintéticos). A utilização de remédios para emagrecer podem causar problemas na saúde, dependendo da forma como foi utilizada e do metabolismo do indivíduo que a usou.

Os esteroides anabolizantes são utilizados pela maioria dos fisiculturistas, mas, muitas vezes, são utilizadas doses muito altas, chegando a utilização de até 100 vezes mais que a quantidade produzida pelo corpo humano, o que, junto com a sua utilização crônica, acaba causando a dependência, pois afeta a produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pelos controles do movimento, memória e sensação de prazer. Essa dependência pode até levar, em alguns casos, ao suicídio.

Porém, nem sempre a realização de atividades físicas é prejudicial a saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. A prática de atividades físicas, quando acompanhadas por um profissional, pode ajudar em certos aspectos da saúde, como: na circulação sanguínea, na diminuição da pressão arterial, na diminuição da frequência cardíaca, na diminuição da gordura corporal, além de, em alguns casos, melhorar a auto-estima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com