TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA TRANSVERSAL “SAÚDE”

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

3.1- SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Tratar sobre o tema “saúde”, nas aulas de educação física para o ensino básico é quase que uma obrigatoriedade. As atividades práticas são fundamentais, mas não exclusivas, podendo o professor trabalhar com aulas teóricas, tratando sobre os benefícios que os movimentos do corpo podem trazer a saúde, orientar sobre alimentação saudável e como ela contribuirá para um bom desenvolvimento corpóreo e mental, tratar sobre os benefícios que o lazer proporciona, e também exibir vídeos sobre o assunto e promovendo debates entre os alunos de forma que venha enriquecer os conhecimentos.

Os alunos do Ensino Médio, por exemplo, necessitam de um aprofundamento melhor nas aulas teóricas para poder optar pelo que irão se especializar no ensino superior, e o tema saúde lhe dá uma gama de opções para isso, parte dessa escolha esta diretamente ligada aos ensinamentos que obterão nessa fase de suas vidas, portanto quanto mais interessante e agradável às aulas forem, mais motivados os alunos serão para dar continuidades aos ensinamentos.

3.2- SAÚDE NA HISTÓRIA

A história do Brasil, após o período colonial, é muito rica e interessante, tratando desde as criações das primeiras escolas de medicina do país, com a chegada da família imperial, conflitos populares como, “A revolta da vacina” e nomes famosos como, Osvaldo Cruz e Carlos Chagas.

Os conhecimentos sobre epidemias que mataram milhares de pessoas nas mais diferentes épocas e as soluções tomadas para controlá-las devem ser transmitidas a todas as séries escolares com o intuito de preservar e até melhorar as condições de saneamento, higiene, alimentação e todos os hábitos saudáveis.

3.3- SAÚDE NA BIOLOGIA

Os estudos da saúde dentro da matéria biologia avançam cada dia mais, dando uma bagagem de conteúdos importante aos alunos do Ensino Básico, em especial aos do Ensino Médio, inclusive com experiências práticas interessantes. Pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo, exibições de vídeos, debates, são algumas alternativas para incentivar os alunos a aprendizagem da matéria.

Em resumo, a transversalidade das matérias só aumentam as possibilidades de fixação dos assuntos transmitidos, transformando-se em uma bagagem cultural para o resto da vida.

Referências:

ULASOWICZ, C.; SANCHES NETO, L. Educação Física e temas transversais. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com