TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tema Transversal

Por:   •  4/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

1.        Introdução        1

1.1. Objectivos        1

1.2.        Metodologias        1

2.        HIV        2

2.1. SIDA        2

2.2.        Transmissão do HIV/SIDA        3

3.        Preservativo        3

3.1. Preservativo Masculino        4

3.2.        Preservativo Feminino        5

4.        Importância        7

5.        Cuidados a serem tomadas com o Preservativo        7

6.        Conclusão        8

7.        Referências Bibliográficas        9

  1. Introdução

A adolescência é a faixa de idade que apresenta a maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DST). As DST representam um sério impacto na saúde reprodutiva dos adolescentes, porque podem causar esterilidade, doença inflamatória pélvica, câncer de colo uterino, gravidez atópica, infecções puerperais e recém-nascidos com baixo peso, além de interferir negativamente sobre a auto-estima. Além desses aspectos amplamente negativos das DST, sua abordagem passou a merecer atenção especial, quando se comprovou que sua presença é um factor de risco para a contaminação pelo vírus HIV.

1.1. Objectivos

1.1.1. Objectivo geral        

  • Debruçar-se sobre o uso do preservativo.

1.1.2. Objectivos específicos

  • Explicar os procedimentos sobre o uso do preservativo;
  • Analisar o quão é importante o uso do preservativo masculino tanto feminino;
  • Falar sobre as reais influências negativas bem como as consequências do não uso do preservativo.
  1. Metodologias

Para o presente trabalho foram feitas diferentes pesquisas nas revistas, manuais de saúde, internet, entre outras fontes, de modo que possa trazer-se uma informação clara sobre o uso preservativo.

  1. HIV

O VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem das doenças. Este vírus pode permanecer “adormecido” no organismo durante muito tempo, sem manifestar sinais e sintomas. Durante este período, a pessoa portadora do HIV é designada de seropositiva e pode infectar outras pessoas se tiver comportamentos de risco. Ser seropositivo não significa que se tenha SIDA, mas sim que foi infectada pelo vírus e que o seu sistema imunitário começou a produzir anticorpos, os quais são detectáveis através da realização de uma análise de sangue específica.

  • Humana, afecta pessoas e multiplica-se dentro do corpo humano.
  • Imunodeficiência, o vírus afecta o sistema de imunidade, destruindo a capacidade do corpo para se defender contra a infecção.
  • Vírus é termo dado ao pequeníssimo micróbio. (há outros tipos de vírus que causam uma variedade de espectro de outras doenças).

Nos dias de hoje, existem medicamentos que ajudam a pessoa seropositiva a retardar o aparecimento da SIDA, conseguindo uma melhor qualidade de vida.

O vírus VIH encontra-se principalmente no sangue, no esperma, no líquido pré-ejaculatório e nas secreções vaginais de pessoas infectadas.

Assim, a transmissão do vírus só pode ocorrer se estes fluidos corporais entrarem directamente em contacto com o corpo de uma pessoa, pela via sexual e/ou sanguínea.

2.1. SIDA

A Sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) e está relacionada com a degradação progressiva do sistema imunitário, podendo ter vários anos de evolução. Uma vez instalado, o vírus invade e destrói um certo tipo de células do sangue, que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra as infecções.

Pode ser diagnosticada quando aparecem doenças oportunistas (doenças que normalmente não atacam o sistema imunitário saudável), quando determinadas análises clínicas têm valores alterados ou quando se fazem análises específicas para a detecção do VIH.

  • SINDROMA Significa um grupo de sintomas e sinais.
  • Imunidade significa que o sistema de defesa do corpo que protege de muitas doenças.
  • Deficiência Significa não funcionar devidamente. O sistema de imunidade duma pessoa deixa de funcionar devidamente como resultado da infeção com o vírus de HIV.
  • Adquirida contraiu à nascença ou durante a vida.

Quando se fazem as análises para pesquisa dos anticorpos para o VIH e o resultado é positivo, significa que a pessoa está infectada por este vírus e que pode transmitir a outras pessoas.

 

Uma pessoa portadora do HIV deve ser vigiada em consulta médica específica. Precisará de consultas médicas e de análises periódicas para avaliação da sua situação clínica e/ou escolha da medicação antirretroviral. Estes fármacos podem ser administrados em qualquer fase da infecção: na fase aguda, no período sem sintomas, na fase sintomática ainda sem critérios de sida ou na fase de sida. A vigilância médica periódica é essencial para combater e evitar as infecções oportunistas.

Qualquer pessoa que sabe estar infectada pelo HIV, deverá adoptar comportamentos seguros, não só para evitar a transmissão do vírus, como também, para prevenir ser reinfectado(a) ou entrar em contacto com outros agentes infecciosos.

  1. Transmissão do HIV/SIDA

  • Relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa portadora do vírus;
  • Por uso de instrumentos médicos contaminados, ou lâminas já usadas, que os médicos tradicionais ou barbeiros, ou cabeleireiros utilizam para fazer cortes;
  • Recebendo sangue de alguém que esta infectado;
  • Mães infectadas podem transmitir a doença ao seu bebe durante a gravidez, parto e amamentação.
  1. Preservativo

É um contraceptivo de barreira usado durante uma relação sexual para diminuir a probabilidade de ocorrência de uma gravidez e de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.

A camisinha masculina é o método de prevenção de gravidez e DST mais conhecido e mais usado entre os adolescentes, e os principais motivos alegados para a sua não utilização de modo consistente são: não gostar de usá-las, confiar no parceiro e a imprevisibilidade das relações sexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com