TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tensão elétrica

Resenha: Tensão elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Tensão elétrica (U)

Podemos explicar a tensão elétrica a partir de um exemplo muito simples. Quando ligamos um condutor de luz em um gerador, todas as partículas que estão eletrizadas começam a entrar em movimento ordenado. É o caso das pilhas de uma lanterna, que manda energia elétrica para as partículas que á atravessam, com a ajuda da energia química. Essas partículas que recebem energia se tornam partículas energizadas, passando pelos condutores, e atravessando a lâmpada, fazendo com que a luz da lanterna se acenda. Podemos medir também a energia elétrica em joule (J) e a quantidade da carga elétrica em Coulomb (C), porém a tensão elétrica virá manifestada em J/C, denominado volt (V). Para facilitar o entendimento do que seja a tensão elétrica pode-se fazer um paralelo desta com a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm, na sua forma para corrente contínua:

• R = Resistência (ohms)

• I = Intensidade da corrente (amperes)

• V = Diferença de potencial ou tensão (volts)

Em corrente alternada, substitui-se o uso da resistência pela impedância:

• Z = Impedância (ohms) Pelo método fasorial, em corrente alternada, todas as variáveis da equação são complexas.Resumindo: "tensão é a força que faz movimentar os elétrons."

Corrente Elétrica

A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas).

Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons, ele é dito isolante, por exemplo, madeira.

Há dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeito joule.

Resistência Elétrica

Os metais são bons condutores de corrente elétrica, mas alguns são melhores condutores que outros. O metal mais utilizado em nossas instalações elétricas é o cobre. Porque é um bom condutor e, também não é muito caro. Sabemos que a prata é melhor condutora que o cobre e, o chumbo é pior condutor que eles.

Mas o que significa esta diferença entre o cobre, a prata e o chumbo? Por que um é melhor condutor que outro?

Nos metais temos vários elétrons livres. O movimento ordenado destes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com