TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conclusão de Curso

Por:   •  20/6/2022  •  Artigo  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 9

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Benefícios do método Pilates na terceira idade

Tutor: Proº. Antonio Eduardo Ribeiro

Claretiano - Centro Universitário

Belo Horizonte

2022


RESUMO

Aborda-se que teve um notável aumento dos cidadãos idosos na população atual. Idosos de 60 anos ou mais na população mundial, aumentaram 12,3% no Brasil, no mesmo ano, esta parcela foi de 11,7%, evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento e maior atenção dos órgãos competentes e profissionais da saúde perante cuidados com esta população (IBGE,2017). A abordagem do Pilates é uma dessas necessidades, observou o estudo de uma maneira são projetadas para melhorar a qualidade de vida. O objetivo da presente revisão é de reunir e analisar as informações mais relevantes sobre o estudo, e teve como objetivo determinar os benefícios da abordagem Pilates na população idosa por meio de uma avaliação abrangente. Este estudo caracteriza-se por uma revisão integrativa na literatura, em que foram consultadas as bases de dados eletrônicos: Google Acadêmico, considerando todas as pesquisas com relação a Pilates para terceira idade e na melhora na qualidade de vida.

Palavra-chave: Pilates para terceira idade; Melhora na qualidade de vida.

ABSTRACT

It is discussed that there has been a notable increase in the number of elderly citizens in the current population. Elderly people aged 60 years and over in the world population increased by 12.3% in Brazil, in the same year, this share was 11.7%, evidencing the need for improvement and greater attention from competent bodies and health professionals in the face of care with this population (IBGE, 2017). The Pilates approach is one of those needs, the study noted in a way that is designed to improve quality of life. The purpose of the present review is to gather and analyze the most relevant information about the study, and aimed to determine the benefits of the Pilates approach in the elderly population through a comprehensive evaluation. This study is characterized by an integrative literature review, in which the electronic databases were consulted: Google Scholar, considering all the research regarding Pilates for the elderly and the improvement in the quality of life.

Keywords: Pilates for seniors; Improvement in quality of life.

INTRODUÇÃO

Muito se discute a importância do envelhecimento, a população vem envelhecendo de forma rápida nos últimos anos, demonstram estudos. Idosos de 60 anos ou mais na população mundial, aumentaram 12,3% no Brasil, no mesmo ano, esta parcela foi de 11,7%, evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento e maior atenção dos órgãos competentes e profissionais da saúde perante cuidados com esta população (IBGE,2017).

O envelhecimento pode ser entendido como um “processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos” (BRASIL, 2006, p. 8). Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), tal processo “de deterioração de um organismo maduro é sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, e é próprio a todos os membros de uma espécie” (apud BRASIL, 2006, p. 8), carregando consigo mudanças biopsicossociais que facilitam o surgimento de inúmeras condições clínicas nessa fase da vida.

Enraizando-se em princípios das filosofias e técnicas de movimentos orientais, como a yoga e artes marciais (sobretudo relacionadas às noções de concentração, equilíbrio, respiração, percepção, consciência e controle corporal), e da cultura ocidental, em que se destaca a ênfase relativa à força e ao tônus muscular, o método Pilates é uma técnica dinâmica que visa trabalhar e aprimorar força, alongamento, flexibilidade, coordenação motora e propriocepção (ALBUQUERQUE, 2006; CAMARÃO, 2004; SACCO et al., 2005).  Inicialmente o método era denominado Contrologia, que, segundo Pilates (1934, p. 114), pode ser definida como a “arte do controle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade”, que visa o completo conhecimento dos mecanismos funcionais de nosso corpo e os princípios de equilíbrio e gravidade aplicados aos seus movimentos.

A atividade física mais correta para esta faixa etária tem que ser de baixa a média intensidade, baixo impacto e longa duração. As mais indicadas são caminhadas, natação, hidroginástica, dança e ultimamente vem surgindo um grande interesse pelo Método Pilates (SACCO et al.,2005).

Com base nos antecedentes apresentados, este estudo tem como objetivo principal, introduzir através dos benefícios do Pilates para a terceira idade e aspectos relacionados à prática de idosos. Posto isso, cada vez mais é discutida a relação entre atividade física, qualidade de vida e envelhecimento. Sabe-se que é um fato que entra em sintonia entre os profissionais da saúde, um estilo de vida ativo e saudável é razão para um envelhecimento com qualidade.

        

JUSTIFICATIVA

A partir do estudo apresentado, possui como principal propósito mostrar a importância do Pilates para a terceira idade com o fim de resultar uma melhora na qualidade vida.

Segundo (KALACHE; VERAS; RAMOS, 1987; PIRAI, 2003) o envelhecimento é uma fase marcada por doenças, sequelas e perdas funcionais importantes resultando em dependência e perda da autonomia, ocasionando implicações diretas no bem estar e qualidade de vida do idoso. A terceira idade representa o grupo etário que mais sofrem com as diferenças físicas, mentais, sociais e psicológicas, tornando as medições da QV mais vulneráveis.

OBJETIVOS

  • Coletar e analisar informações sobre a relevância do Pilates para a terceira idade.
  • Destacar os benefícios do exercício Pilates e como realiza-los.

METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa utilizando as bases de dados do Google Acadêmico, considerando todas as pesquisas com relação a Pilates para a terceira idade.

Após o estudo elaborado de todo o material encontrado, cita-se os benefícios do Pilates para os praticantes e os agravos para os não-praticantes da terceira idade.

DESENVOLVIMENTO

 

No apuramento dos artigos revisados, verificou-se concordância referente à velhice causar degeneração progressiva da composição corporal, ocasionando o desgaste físico assim limitando a capacidade de mobilidade e autonomia. A atividade física é associada com aumento da expectativa de vida, diminuição do risco de doenças cardíacas, controle de pressão arterial, diabetes, obesidade e melhoria da qualidade de vida (ANDERNSEN et al., 2000; GARCIA; CARVALHO, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com