TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho conclusão de curso

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.291 Palavras (22 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 22

DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SEBASTIÃO LEAL-PI

        

EVA MÍRIAN FERREIRA LIMA[1]

WANNY DA CUNHA FERNANDES[2]

JUCILAINE MARIA DE CARVALHO[3]

RESUMO

O presente artigo aborda a temática, desafios da prática docente da Educação Física Adaptada nas escolas municipais de Sebastião Leal-PI, onde o foco do estudo é compreender a prática para inserção das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. O estudo procura investigar a prática pedagógica docente da Educação Física Adaptada, enfatizando a necessidade que os profissionais têm de uma capacitação no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência.  Percebe-se que há uma carência em elaborar estratégias eficientes para uma prática que envolva todos os alunos. Para o levantamento dos dados foi desenvolvido um estudo descritivo com uma abordagem quanti-qualitativa, mediante a aplicação de um questionário contendo questões abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais da zona urbana de Sebastião Leal-PI. A amostra foi composta por dois professores de Educação Física que trabalham nas duas escolas. Os resultados mostram que os professores estiveram em sua formação inicial disciplinas voltadas para a Educação Física Adaptada e que uma das escolas precisa de espaços apropriados para as aulas de Educação Física bem como os materiais e instrumentos para elaborar aulas mais eficientes. Foi possível verificar que os maiores desafios encontrados na prática docente são: A aceitação dos alunos falta de apoio dos pais, e a formação insuficiente. Portanto, percebe-se que há necessidade de os professores buscarem estratégias inovadoras, além de qualificação para enfrentar os desafios na prática docente, já que é realidade nas escolas.

Palavras chave: Educação Física Adaptada. Prática docente. Desafios.

        

INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos o que se tem observado é que na realidade a Educação Física Escolar tem mantido os alunos com deficiência fora de sua prática educativa, ou seja, excluindo-os. No entanto esse entrave vem mudando nos últimos anos, essa situação vem passando por mudanças em que um número bem maior de pessoas com deficiência está frequentando cada vez mais as aulas de Educação Física no ensino regular. Sabe-se que tanto à Constituição Federal de 1988 e a Lei Nº 9394/96, definem que as escolas recebam os alunos com deficiência.

A educação de modo geral é um direito de todas as crianças e por ser um direito firmado por lei também deve estar implementado na realidade das escolas. Daí a educação especial conforme está prescrito na LDB no artigo 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. É necessário, portanto garantir que os alunos com deficiência possam frequentar a escola e usufruir do ensino que é oferecido.

Nesse sentido, com o intuito de atender os alunos com deficiência, a Educação Física Adaptada vem para incluir as pessoas com deficiências nas aulas de educação física regular. Porém, é necessário que toda a comunidade escolar esteja preparada para atender essa demanda. Nessa perspectiva, em se tratando das escolas pesquisadas no município de Sebastião Leal (PI), foi possível verificar que quanto à estrutura, se encontram adaptadas com rampas de acesso, corrimão, banheiros adaptados, e portas largas.

Quanto à capacitação dos profissionais que integram o corpo docente das duas escolas são capacitados para receber os alunos com deficiência, bem como os professores de educação física. Porém como a demanda é pequena são poucos os alunos inclusos nas salas de aula regular, e na educação física é menor ainda. Sendo assim levantou-se a seguinte problemática: quais os desafios da prática pedagógica docente da Educação Física Adaptada nas Escolas Municipais de Sebastião Leal-PI?

         Duarte e Werner (1995, p.9) afirma que a educação física adaptada tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educacionais especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento ás características de cada aluno com deficiência, respeitando suas diferenças individuais. Por isso, a educação física adaptada tem como norte principal superar os desafios que tem impedido tais pessoas de participarem das atividades junto com os demais alunos.

Segundo Martins (1995, apud FILUS & MARTINS JUNIOR, 2004, p.79), “a Educação Física Adaptada é um campo emergente da educação física, onde o professor deve ser paciente, observador e criativo”. Neste contexto, vê-se a importância do professor em procurar meios eficazes que inclua os alunos nas atividades, entendendo que deve ser paciente e criativo observando sempre quais as dificuldades dos alunos e o que deve ser feito para superá-las.

A Educação Física tem sido vista por muitos como aquela que seleciona os que têm melhor condicionamento físico para sua prática, em que os demais alunos eram deixados de lado. Sendo assim a educação física adaptada vem colaborando para diminuir esta visão ultrapassada da disciplina fazendo com que os pensadores repensem sobre as necessidades dos alunos com deficiência.

Para Pedrinelli (1994, apud COSTA & SOUSA, 2004, p. 29) a Educação Física Adaptada surgiu na década de 1950 e foi definida pela American Associanton, como um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos a interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiência que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem-sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física Geral.

De acordo com Cidade e Freitas (1997, p.8) a Educação Física Adaptada surgiu oficialmente nos cursos de graduação através da Resolução 3/87 do Conselho Federal de Educação, que prevê a atuação do professor de Educação Física com o portador de deficiência e outras necessidades especiais. Por essa razão alguns professores de Educação Física que atuam nas escolas atualmente não tiveram em sua formação conteúdos relacionados à Educação Física Adaptada ou a Inclusão, durante a formação inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com