TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  20/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Letícia Regina da Silva

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA EXTRACURRICULAR NO

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Santa Cruz do Sul

2019

Letícia Regina da Silva

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA EXTRACURRICULAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina de Trabalho de Curso em Educação Física I, do Curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, como requisito parcial para obtenção do título de Profissional de Educação Física.

Orientador: Prof. Ms. Miriam Reckziegel

Santa Cruz do Sul, 2019

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA EXTRACURRICULAR NO

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Leticia Regina da Silva

  Miriam Beatris Reckziegel

RESUMO

Introdução: Nos dias atuais, é reduzida a prática esportiva entre jovens e adolescentes, entretanto estudos indicam que essa quando praticada na infância promove um desenvolvimento motor que propicia o desempenho em atividades esportivas posteriores. Parte-se da hipótese que crianças que praticam atividades físicas e esportivas no turno oposto tendem a ter níveis superiores de desenvolvimento psicomotor. Objetivo: o presente estudo visa comparar o nível de desenvolvimento psicomotor da criança que pratica com a que não pratica esportes como atividade física extraclasse. Metodologia: Este estudo de caráter transversal será realizado com crianças de 7 a 8 anos de idade, de uma escola municipal, separadas em dois grupos: as que praticam e as que não praticam atividades esportivas extraclasse. Será aplicado um questionário para a caracterização da amostra no que se refere aos hábitos da prática da atividade física, entre outros aspectos do estilo de vida. O desenvolvimento psicomotor será avaliado com testes da Escala de Desenvolvimento Motor de ROSA NETO (2002), nos aspectos de motricidade global e equilíbrio. Observou-se, nas crianças avaliadas nesse estudo, níveis superiores de desenvolvimento de habilidades psicomotoras, nas que praticam atividades esportivas no turno oposto à escola. O equilíbrio, de uma forma específica, apresentou diferença estatisticamente significativa entre os praticantes de atividades esportivas no período extraescolar. Os níveis de motricidade global foram similares em ambos os sexos, já o equilíbrio obteve valores maiores no sexo feminino. Os resultados apontam que as crianças que praticam atividades esportivas, em atividades extraescolares, apresentam melhores níveis de desenvolvimento das habilidades psicomotoras. O equilíbrio, de uma forma específica, apresentou resultados superiores entre os praticantes de atividades esportivas no período extraescolar. Destaca-se, desta forma, a importância do estímulo à prática esportiva de crianças, além da educação física escolar.

Palavras-chave: Criança; Esporte; Psicomotricidade.

ABSTRACT

Introduction: Nowadays, sports practice is reduced among young people and adolescents, however studies indicate that when practiced in childhood it promotes a motor development that promotes performance in later sports activities. It is hypothesized that children who engage in physical and sports activities in the opposite shift tend to have higher levels of psychomotor development. Objective: The present study aims to compare the level of psychomotor development of children who play with those who do not play sports as an extracurricular physical activity. Methodology: This cross-sectional study will be conducted with children from 7 to 8 years old, from a municipal school, separated into two groups: those who practice and those who do not practice extracurricular sports activities. A questionnaire will be applied to characterize the sample regarding the habits of physical activity, among other aspects of lifestyle. Psychomotor development will be evaluated with tests of the ROSA NETO Motor Development Scale (2002), in the aspects of global motor and balance. In the children evaluated in this study, higher levels of psychomotor skills development were observed in those who practice sports activities on the opposite shift from school. Balance, in a specific way, showed a statistically significant difference between the practitioners of sports activities in the extra-school period. The overall motricity levels were similar in both sexes, while the balance obtained higher values ​​in females. The results indicate that children who practice sports activities in out-of-school activities have better levels of psychomotor skills development. The balance, in a specific way, presented superior results among the practitioners of the sport activities in the extra school period. Thus, the importance of stimulating the sportive practice of children, besides the school physical education, stands out


Keywords: Child; Sport; Psychomotricity.


1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a maior parte dos jovens e adolescentes procuram por atividades físicas, principalmente fora do ambiente escolar, normalmente por que gostam ou por estarem preocupados com os benefícios para a sua saúde. Essa prática já não é observada na maioria das crianças, normalmente associado a falta de espaços adequados, bem como a falta de segurança e de estimulo por parte dos pais e professores. (Rosa Neto apud LEANDRO, 2013) destaca a importância tanto para o desenvolvimento motor como para o cognitivo e a personalidade prática ampliada de atividades físicas e motoras.

Durante a infância, de uma forma mais específica no período pré-escolar, a criança tem mais facilidade de aprender e explorar seus próprios movimentos. Movimentos estes que são tolhidos por pais ou irmãos, que demonstram zelo excessivo frente a dificuldades que possam encontrar nessa prática. É de grande importância que os pais tenham consciência da necessidade destes desafios na para que o desenvolvimento e a personalidade das crianças tomem formas claras e definidas (Rosa Neto apud LEANDRO, 2013). Quando a criança passa muito do seu tempo envolvida com brincadeiras, jogos, representações, imitações e outras atividades que desenvolvam seu intelecto e seu desenvolvimento motor, ela está se preparando para o próximo estágio, para a sua próxima fase.

A fase mais importante na aprendizagem de um indivíduo é a infância. É por meio dela que a criança aprende a conhecer o seu próprio eu e suas habilidades. Por meio de brincadeiras e jogos pedagógicos se tem uma fase importante para desenvolver as fases corporais, psicológicas e psíquicas, a maior parte do seu aprendizado dependerá direta e indiretamente do vínculo que o próprio educando cria com o meio que vive” (FREITAS e ISRAEL apud MENDONÇA).  A psicomotricidade tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades psicomotoras da criança desde os primeiros anos de vida, ela se dá desde os mais pequenos gestos e movimentos da criança. Segundo Oliveira (1992) um dos objetivos da psicomotricidade é auxiliar a criança a desenvolver consciência de seu esquema corporal. Fonseca (2005) já fazia menção à história da psicomotricidade, que vincula pensamento e ação, e que se entendermos essa relação, na ótica da cientificidade e da informática, se poderá ir mais longe nas relações mútuas e recíprocas entre o corpo e a psique, relatando ainda que que a psicomotricidade procura desenvolver o conhecimento do corpo e nas suas relações consigo e com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com