TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens do futebol

Tese: Vantagens do futebol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Tese  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Benefícios do futebol

O Futebol pode trazer muitos benefícios para nosso corpo e mente, como no futebol utilizamos na maior parte das vezes nossos membros inferiores, é normal que tenhamos um fortalecimento desses membros assim aumentando a massa muscular das pernas e os tecidos ósseos dos membros inferiores.

Como no futebol nos movimentamos o tempo todo a um aumentos dos batimentoscardíacos e conseqüentemente aumenta a capacidade física do atleta estimulando a circulação sanguínea.

Desta forma melhora o nível de VO2 (quantidade máxima de oxigênio que seu sistema cardiovascular pode transportar para seus músculos para que eles possam produzir energia), por ser uma atividade aeróbica potente. Para quem quer perder calorias o futebol tem uma grande perda podendo chegar a um gasto calórico de 450 a 600 Kcal/hora.

Mas o futebol também traz outros tipos de benefícios Físicos, assim como a Flexibilidade, Coordenação, Mobilidade articular, Velocidade de reação, Agilidade e a Concentração.

Já para a saúde o Futebol é um famoso eliminador de ansiedade e estresse, e pode reduzir o risco de varias doenças como as cardíacas, diabetes pressão alta, etc.

Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e o respiratório, ativando as suas funções.

Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas, tais como: condução, passe, chute, drible ou finta, recepção, cabeceio e arremesso lateral.

Condução

É o ato de deslocar-se pelos espaços possíveis do jogo, tendo consigo o passe de bola.

Passe

É um elemento técnico inerente ao fundamento chute, que se caracteriza pelo ato de impulsionar a bola para um companheiro.

Chute

É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento.

Drible ou finta

É o ato que o jogador, estando ou não em posse da bola, tenta ludibriar o seu adversário.

O drible, de acordo com a sua origem inglesa (dribbling), seria a progressão com a bola. Entretanto, no cotidiano do futebol, o drible é entendido como a forma de ludibriar o adversário. O termo correto para a ação de desvencilhar-se de um adversário seria finta, mas, como a palavra drible tornou-se muito utilizada neste sentido, consideraremos os dois como sinônimos.

Recepção

Se o aluno não consegue ter a posse da bola quando tenta interromper a trajetória da mesma, dizemos que houve uma má recepção. Este mesmo fundamento aparece na literatura como os seguintes sinônimos: abafamento, amortecimento, travar ou dominar a bola.

Lembre-se que, cotidianamente, o domínio de bola é entendido como recepção. Entretanto, consideramos que o domínio ou controle da bola expressam um nível de referencia quanto ao “desenvolvimento” das capacidades coordenativas de condução e adaptação do movimento, sendo que o domínio pode manifestar-se com mais evidencia na técnicas de condução, recepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com