TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol do Brasil e em Portugal Voleibol

Projeto de pesquisa: Voleibol do Brasil e em Portugal Voleibol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Voleibol e chamado freqüentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado.

O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que este toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo em que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internazionale de Volleyball (FIVB).

HISTÓRIA DO VOLEIBOL

O voleibol foi criado em 9 de fevereiro de 1895 pelo americano William C.Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos da América do Norte, que ao querer criar uma nova atividade que fosse suave e motivaste, e também pudesse ser praticada no Inverno, inventou um jogo, a que chamou "minonette" que deu origem ao voleibol dos nossos dias. Nessa época, o esporte em moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos por Nasmith e que rapidamente se difundira. Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Por sugestão do Pastor Lawrece Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM. Inspirou-se no tênis como se pode ver, quer pelo formato do campo quer pela rede suspensa ao meio para evitar o contato pessoal, a uma altura de aproximadamente 1,90m.

A primeira bola de voleibol foi uma câmara de bola de basquetebol. Mais tarde, Morgan solicitou a firma A.G. Stalding &. Brothers a fabricação uma bola para o referido esporte. A citada firma, após várias experiências, acabou satisfazendo às exigências feitas pôr Morgan. O número de jogadores não era limitado, só que tinha de ser igual para ambas as equipas. Para que todos os jogadores passassem pela zona de serviço, usava-se já o sistema de rotação.

No início aquele esporte ficou restrito a cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era o diretor. Numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield, entre diretores de Educação Física dos Estados Unidos, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração do esporte há pouco criado a sua primeira apresentação pública, que agradou o grupo de professores presentes. O Dr. Halstead sugeriu que o nome do jogo "Minonette" fosse mudado para "volley-ball", devido ao seu toque no ar, designação que é universalmente aceite. Depois desta demonstração, o voleibol espalhou-se por Springfield e outras cidades de Massachusets e Nova Inglaterra.

O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de julho de 1896 do Physycal Education. Seu autor, J. Y. Cameron, de Búfalo, Nova Iorque escreveu:

"O voleibol é um novo jogo, exatamente apropriado para o ginásio ou quadra coberta, mas que pode, também, ser praticado ao ar livre. Quaisquer números de pessoas possam praticá-lo. O jogo consiste em conservar uma bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro, e apresentam, assim, as características dos outros jogos, como o tênis e o handebol".

Em 1900, o jogo já ultrapassava as fronteiras americanas e chegava ao Canadá. Divulgado pela ACM internacional, o vôlei foi conquistando outras praças. Cinco anos depois, já era jogado em Cuba e, logo em seguida, tornou-se conhecido em Porto Rico.

O voleibol surgiu na América do Sul, por intermédio do Peru, no ano de 1910, através de uma missão contratada pelo governo peruano, junto aos Estados Unidos, com a finalidade de organizar a instrução primária no país. Os membros desta missão foram os senhores Joseph B. Lochey e José A, Macknight. Trabalharam de comum acordo na modificação dos programas de educação física para crianças, que surgiram nessa época e careciam de jogos. Os jogos ensinados foram o basquetebol, o voleibol e o Handebol, mas não chegaram a ultrapassar as fronteiras do país. Somente em 1912, em Montevidéu, no Uruguai, com a apresentação e o incentivo do voleibol pela ACM, surgiram às primeiras sementes que produziram os frutos desejados.

No Brasil, dizem uns que ele foi praticado, pela primeira vez, em 1915, no Colégio Marista de Pernambuco, e outros que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/1917, pela ACM de São Paulo. Mas há um documento de um colégio de Pernambuco que data de 1911 com regras de um campeonato de Voleibol.

O criador do voleibol, William C. Morgam faleceu em 27 de dezembro de 1942, com 72 anos de idade. A Confederação Sul-Americana de Volley-Ball foi fundada em 12 de fevereiro de 1946, no Brasil, e teve seu primeiro presidente o Dr. Célio Negreiros de Barros.

O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia. O primeiro campeonato Sul-Americano de Voleibol, masculino e feminino, patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos, entidade que controlava esse esporte, foi realizado no Ginásio do Fluminense F.C., no Rio de Janeiro, no período de 12 a 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.

A Federação Internacional de Volleyball foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, França, sendo o primeiro presidente o Sr. Paul Libaud e fundadores os seguintes países: Brasil, Bélgica, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Ioguslávia, Estados Unidos e Uruguai. A Confederação Brasileira de Voleiball foi criada em 9 de agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr. Denis Hatthaway.

Em setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com