TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol Feminino

Artigo: Voleibol Feminino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 3

Voleibol feminino

Introdução

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C.

O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, quando o esporte foi incorporado oficialmente ao programa olímpico.

Abordaremos neste trabalho, sobre o voleibol, como foi esse esporte nos Jogos Olímpicos, a atuação Brasileira e o que precisamos melhorar.

Sobre

O voleibol é uma modalidade coletiva jogada entre equipes de seis atletas. O objetivo é fazer com que a bola encoste na superfície da quadra adversária usando apenas toques com as mãos. Uma rede de 2,43 m (masculino) ou 2,24 m (feminino) divide a quadra. A pontuação é computada em melhor de cinco sets (a equipe que chega a três primeiro vence), onde 25 pontos devem ser alcançados em cada.

Nos jogos olímpicos

O torneio feminino de voleibol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 foi realizado no Earls Court Exhibition Centre entre 27 de julho a 12 de agosto de 2012. As doze equipes concorrentes foram divididas igualmente em dois grupos de seis. Cada equipe jogou com todas as outras do grupo. As quatro melhores seleções de cada grupo passaram as quartas de finais. Na final o Brasil sagrou-se bicampeão olímpico consecutivo, reeditando a final olímpica de quatro anos antes em Pequim, contra os Estados Unidos.

Atuação brasileira

Brasil é bicampeão olímpico no vôlei feminino. Em mais uma prova de que sabem superar as adversidades, as meninas da seleção brasileira não se perturbaram com a derrota no primeiro set e, com uma atuação impecável nos sets seguintes, venceram os Estados Unidos por 3 a 1 na decisão em Londres (11/25, 25/17, 25/20 e 25/17) repetindo o placar da final de quatro anos atrás, em Pequim, também contra as americanas.

Seis jogadoras que foram ouro em 2008 se tornaram as primeiras mulheres bicampeãs olímpicas do país: Fabi, Fabiana, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla e Thaísa. Treinador no primeiro título olímpico do vôlei masculino (Barcelona-1992) e também na primeira conquista do feminino, José Roberto Guimarães chegou ao tricampeonato olímpico particular.

- Só tenho que agradecer a todo o povo brasileiro, que mandou energia positiva, para que esse momento pudesse acontecer. Segunda-feira a gente chega ao Brasil, vamos festejar juntos - afirmou o treinador, em entrevista ao Sportv.

Quase eliminada, seleção se transforma após vitória sobre a Rússia

Assim como em Pequim, a conquista nos Jogos de Londres também foi marcada pela volta por cima. Se daquela vez, a seleção brasileira precisava apagar a derrota marcante para a Rússia na semifinal dos Jogos de Atenas-2004, desta vez a recuperação tinha de ser imediata. Duas derrotas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com