TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE:

Importância das políticas de ações afirmativas para a valorização do multiculturalismo no Brasil

ENUNCIADO: Considerando esse fator, faça uma reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a valorização do multiculturalismo no Brasil.

ATIVIDADE DISCURSIVA

Segundo a ONU, os direitos humanos é um constituinte que visa estabelecer direitos a todos, sem distinção de sexo, gênero, cor, etnia ou religião, na qual assegura a integridade física, psíquica, bem como à liberdade de expressão e posicionamento, o direito à saúde, à vida e ao trabalho (DUDH, 1948). Sendo assim, a defesa desses direitos abrange o multiculturalismo universalista, em que a diversidade cultural e suas diferentes expressões tem como forma a ligação entre as políticas públicas de reconhecimento dessas diversidades.

No Brasil, o país é dito como uma matriz multiétnica de culturas, Gilberto Freyre (1993) com sua obra “Casagrande e Senzala” situa a origem da sociedade patriarcal e a construção social do Brasil, considerando o Brasil como um país como uma multidiversidade intensa na qual não é demandada simplesmente por uma harmonia. Já Charles Taylor (1998) com a sua obra “Multiculturalismo: políticas de reconhecimento” situa que o multiculturalismo é um reconhecimento de um processo de descolonização a respeito dessas novas identidades, abrangendo os direitos das minorias no campo político. Dessa forma, Taylor mostra que o mesmo se encaminha frente a políticas de identidade, na qual estão interligadas a processos articulados com a dignidade humana.

Sendo assim, as políticas afirmativas estão presentes nas discussões e ações da democracia no contexto atual, ressaltando que como tal, visa resistir às práticas de homogeneização das culturas e assegurar que a igualdade difere do sentido de semelhante, de padronização. Mas sim, como direito de ser igual na diferença, ou seja, prevenir que um determinado grupo predominante se impõe sobre grupos minoritários, apagando suas identidades culturais. Portanto as políticas afirmativas acabam sendo de certa forma, uma crítica ao etnocentrismo, garantindo a diversidade cultural em um espaço. E para ações afirmativas temos a criação de cotas raciais, um modo compensatório para abranger diversos grupos minoritários como índios, negros para inclusão em universidades brasileiras. Ações afirmativas como incorporação das temáticas história e culturas afro-brasileiras e culturas africanas em todos os níveis de ensino, que são garantidas pela lei n° 10.639/2003.

Contudo, mesmo com todas as ações afirmativas, o Brasil sendo conhecido pelas suas pluralidades culturais torna esse fator de certo modo discriminatório e desigual socialmente, que por conseguinte reflete na sociedade, mostrando que toda essa vertente precisa ser discutida em ampla escala de modo a trabalhar na luta da diversidades culturais dentro das comunidades, tendo como objetivo o reconhecimento e a proteção dos grupos minoritários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com