TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Farmacologia

Por:   •  16/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Questões sobre síndrome metabólica e pré-diabetes

Discente: Angra de Oliveira da Conceição

  1. O que significa doença progressiva? A nomenclatura já nos dá ideia de que se trata de doenças  que com ou sem tratamento se perduram e apresenta manifestações clínicas de forma gradativa e sucessivamente.

02) Qual o principal objetivo do tratamento usando hipoglicemiantes?

Sabemos que a DM tipo 2 pode ser caracterizada pela deficiência  da secreção da insulina associada à resistência periférica à ação da mesma. Nesse sentido, seu tratamento consiste a principio no uso de hipoglicemiantes orais, que reduzem a resistência. Esses fármacos provocam a diminuição da glicemia no sangue.

03) Independente do mecanismo de ação, tomar hipoglicemiantes ajuda a resolver o problema ou minimiza a velocidade das complicações da hiperglicemia? Eles ajudam a resolver o problema.

04) Por que o indivíduo com o Diabetes tipo 2 precisa tomar insulina, se ele produzia, em boas quantidades, a própria insulina desde o início? Isso vai resolver o problema? O individuo com DM 2 ele produz insulina, no entanto de forma inadequada, e como conseqüência a glicose se eleva no sangue e o pâncreas produz mais insulina, causando um excesso desse hormônio de forma patológica. Entretanto o uso da insulina como terapia. Isso não será suficiente, infelizmente, visto que o problema ocorrerá .

05) Há algo de errado nesse protocolo de tratamento? Se o individuo não faz um acompanhamento do estilo de vida, como alimentação saudável e exercícios físicos, o tratamento com insulina será ineficiente, e será apenas um catalisador das manifestação clinicas.

06) Quais exames são realizados no rastreamento para o DM2? Eles são suficientes? Quais outros exames poderiam ser inseridos?

Exame de Glicemia, que é o teste de glicose no sangue. Hemoglobina glicada e o teste de Curva Glicêmica.  Esses exames são fundamentais para o diagnóstico, porém o histórico do paciente, como o estilo de vida, podem se somar com estes exames clínicos pra um diagnostico mais completo.

07) Qual a principal medida a ser feita que poderia evitar o Diabetes ou evitar a progressão da doença? Acredito que a principal medida é ter uma boa alimentação, baseada em verduras, legumes, vegetais e carboidratos integrais. Além disso, inserir a prática de exercícios físicos no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com