TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento: Farmacologia

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Patologia

NOME

Eriberto Bacci

RA

8073855967

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Atividade de Autodesenvolvimento


                                        Trabalho desenvolvido para a disciplina                                                        Patologia, apresentado à  Anhanguera                                                         Educacional como exigência para a  avaliação                                         na Atividade de  Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional
2015



Introdução


        
O Infarto do Miocárdio faz parte de um grupo de doenças chamado Doenças Isquêmicas do Coração. O infarto é a estrago da musculatura miocárdica, devido à deficiência de fluxo sangüíneo para uma região do músculo cardíaco, cujas células sofrem necrose por falta de aporte nutritivo. A interrupção do fluxo coronário quase sempre é devido ao estreitamento repentino de uma artéria coronária pelo ateroma (aterosclerose), ou pela obstrução total de uma coronária por êmbolo ou trombo (coágulo sanguíneo).
        Doença cardíaca coronariana (DCC) é o termo utilizado para identificar problema relacionado ao dano da circulação nas artérias coronárias, a arteriosclerose está relacionada ao desenvolvimento desta doença. Sobre esta patologia a problemas a ocorrer como enfraquecimento do bombeamento do miocárdio e insuficiência cardíaca. O infarto do miocárdio (IM) é a oclusão de uma ou mais artérias coronárias, isquemia (é a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido à obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos) e morte dos tecidos do miocárdio, sua causa é também a arteriosclerose que é o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias pode tanto obstruir a artéria quanto rompê-la, fazendo com que pequenas plaquetas se agreguem no local da lesão, compondo um trombo que fecha a artéria. Esta patologia se encaixa mais no sexo masculino, pois as mulheres são "protegidas" desviando suas gorduras sanguíneas para a produção de hormônio feminino (estrogênio). Após a menopausa a "proteção” desaparece.

        O paciente é hipertenso e fumante, ambos os fatores prejudicam o revestimento endotelial, desenvolvendo a arteriosclerose. A pressão sanguínea acima de 160 mmHg também está associada ao risco de DCC, e elevações diastólicas acima de 90 mmHg também contribuem de modo significativo para esta patologia.

        Níveis altos de LDL no sangue estão relacionados à ingestão de gordura saturada e à promoção de açúcar lipídico nos vasos.

        O nível de colesterol total no sangue acima de 240 mg/dl é considerado colesterol sanguíneo elevado e o seu risco é duas vezes maior do que no nível aceitável.
        O HDL igual ou superior a 60 mg/dl é o HDL alto de baixo risco. E o LDL colesterol ruim, Igual ou superior a 190 mg/dl é considerado muito alto. E os triglicerídeos entre 200 e 499 mg/dl esta considerado alto.
        Os níveis de colesterol estão todos alterados A proteína C reativa de alta sensibilidade (CRP) é uma proteína de fase aguda não específica, produzida pelo fígado em resposta às lesões teciduais, sendo avaliado um sinal clínico de inflamação. Assim, como há elevações na CRP do paciente é um indicador inicial do risco de infarto do miocárdio, pois sua inflamação está relacionada à patogênese da arteriosclerose.

        A creatina quinase (CK) é uma enzima que está elevada no infarto agudo do miocárdio. E como se encontra aumentada no paciente ele tem grandes chances de evoluir para o IM.

        O ECG do paciente apresenta se bastante alterado, registrando que a atividade elétrica do coração já exibe sinais de emergência. E assim podendo diagnosticar o infarto agudo do miocárdio.

        Também pode causar um mau funcionamento da circulação nas artérias coronárias.


                                Desenvolvimento


        Paciente do sexo masculino apresentando sintomas de dores no peito (angina), correndo o risco de sofrer um problema cardiovascular grave e, até mesmo, de morrer. Foi realizado há seis meses exame de cateterismo que diz (obstrução das artérias era por volta de 80% em cada uma delas). Paciente é hipertenso e fumante. Exames de colesterol e glicemia sanguínea realizados, com resultados alterados, níveis altos de LDL no sangue. Perguntas ao acompanhante desse paciente com relação ao histórico familiar de arteriosclerose e infarto do miocárdio, com resultados que favorecem as condições de Infarto do miocárdio. A pressão sanguínea esta acima de 160 mmHg, e elevações diastólicas acima de 90 mmHg. A proteína C reativa, esta em elevações (CRP). A creatina quinase (CK) está aumentada. O ECG do paciente apresenta alterações, registrando que a atividade elétrica do coração já apresenta sinais de emergência.        

                                

Cuidados em Enfermagem


        Intervir com relação ao uso do tabagismo, gorduras, exercício físico, açúcar e estresse, pois o paciente já se encontra com arteriosclerose. E o acréscimo de gordura nas artérias pode tanto obstruir a artéria quanto rompê-la, fazendo com que pequenas plaquetas se agreguem no local da lesão, formando um trombo que fecha a artéria.         

        Com isso, podemos consequentemente ter problemas potencias já identificando os problemas e patologias reais, uns dos problemas potenciais como enfraquecimento do bombeamento do miocárdio e insuficiência cardíaca e trombose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (227.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com