TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Estamos vivendo uma mudança de paradigma em nível global – a gestação da consciência ecológica. É o nascimento de uma nova atitude frente à nossa casa comum – o Planeta Terra. Somos parte do ecossistema. Estamos conectados com o universo natural que nos envolve. Temos consciência de que não somos independentes do meio ambiente. A nossa relação de sobrevivência deve se dar na sustentabilidade, em relação aos recursos naturais. Nas últimas décadas, com o avanço da globalização econômica e do processo de industrialização, o planeta passou a sentir as consequências da exploração do homem, em vista da produção e do consumo. O planeta terra “geme de dores”, devido às atitudes exploratórias das grandes empresas que visam ao lucro exacerbado sem responsabilidade pela conservação e preservação de áreas ambientais.

Encontramos em todo mundo, o início de mudança em relação à convivência com o meio ambiente. No Brasil, o conceito legal de meio ambiente encontra-se disposto no art. 3º, I, da Lei nº. 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, que diz que meio ambiente é “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O meio ambiente é o espaço da gestação da vida, da proteção da vida e da promoção da vida. O meio ambiente é nossa casa comum. Todos nós somos responsáveis por mantê-lo protegido e em condições de sobrevivência.

O grande desafio consiste na poluição, nos resíduos e a na cultura do descarte. A poluição afeta a todos, causada pelo transporte, pela indústria, pelas descargas de substâncias que contribuem para a contaminação do solo. Anualmente, são produzidos centenas de milhões de toneladas de resíduos: domésticos, comerciais, detritos de demolições, clínicos, eletrônicos, industriais, resíduos altamente tóxicos e radioativos. Às vezes, a impressão é de que nossa casa comum está se tornando um grande depósito de lixo. Enquanto humanidade, temos que, urgentemente, tomar consciência da necessidade de mudanças de estilo de vida, de produção e consumo. Os desafios estão presentes para sobrevivência de todo planeta. O que fazer?

É tempo de esperança, de atitude e de educação. Há ações comprometedoras com a nova consciência ecológica em todo mundo. As políticas do meio ambiente são fundamentais em todos os países. Todas as ações irresponsáveis devem ser punidas, conforme a lei estabelecida. Mas a punição não basta! É fundamental a educação, a conscientização dos indivíduos a respeito dos cuidados com nossa casa comum. É preciso estabelecer “uma solidariedade universal”, conforme afirma o Papa Francisco na promulgação de sua carta encíclica – Laudato Si’ – sobre as questões ecológicas, sobre o cuidado da casa comum. A educação deve começar em nossas famílias e em nossas escolas. As famílias devem aprender a educar seus filhos para uma nova relação com o meio ambiente. As escolas e universidades devem alterar seus currículos, acrescentando na teoria e na prática, as novas atitudes com a natureza e a convivência com todas as diversidades de vida que garantem o ciclo da vida no planeta.

Todos nós podemos produzir e consumir de forma sustentável. Esse é o caminho da vida no planeta terra. Aprendemos fazendo e mudamos tomando consciência do cuidado com nossos recursos naturais. Vamos reciclar e consumir de forma consciente, desenvolver o eco-amor, ou seja, uma nova relação de amor pelo cuidado de nossa casa comum. A mudança está na educação da atual geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com