TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equipe Organizadora

Por:   •  27/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

INFORMATIVA[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

SOBRE A AUDITORIA[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20]

EQUIPE ORGANIZADORA

[pic 21]

Ana Kassia dos Santos Façanha

Estudante

Gleice Nara Clemente Dos Santos

Estudante

Líndsay Louise Tavares Bitencourt

Estudante

Maiene de Seixas Costa

Estudante

Igor Klisman da Silva

Professor

SUMÁRIO

  1. [pic 22][pic 23]APRESENTAÇÃO
  2. INTRODUÇÃO
  3. HISTÓRIA DA AUDITORIA E PRINCIPAIS ASPECTOS
  4. HOSPITAIS COMO PRESTADORES DE SERVIÇOS EM SAÚDE
  5. FLUXOGRAMA DE INTERNAÇÃO
  6. O AUDITOR
  7. AUDITORIA EXTERNA
  8. AUDITORIA INTERNA
  9. ROTEIRO DO AUDITOR
  1. SITUAÇÕES RECORRENTES NA AUDITORIA
  2. REFERÊNCIAS

Pg 04

Pg 05

Pg 06

Pg 07

Pg 08

Pg 10

Pg 11

Pg 11

Pg 12

Pg 13

Pg 14

[pic 24]

Auditorias na saúde são procedimentos que visam avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e instituições de saúde, verificar se eles estão adequados às normas e regulamentações.[pic 25][pic 26]

A área da saúde apresenta desafios específicos, como a complexidade dos procedimentos médicos, a variedade de regulamentações e normas, a crescente demanda por qualidade e segurança do paciente, além dos altos custos envolvidos. A auditoria em saúde desempenha um papel crucial na identificação de eventuais problemas, como erros médicos, desperdícios, fraudes e abusos, ajudando a promover a melhoria contínua e a eficácia dos serviços prestados.

INTRODUÇÃO

[pic 27]

A auditoria em saúde é uma prática fundamental no setor da saúde, que tem como objetivo garantir a qualidade, eficiência e conformidade dos serviços prestados por instituições de saúde, operadoras de planos de saúde e demais organizações relacionadas ao cuidado da saúde. A auditoria em saúde abrange a análise detalhada de processos, práticas médicas, registros clínicos, faturamento, contratos e demais aspectos relacionados à gestão e prestação de serviços de saúde.

CAPITULO 1

HISTÓRIA DA AUDITORIA E PRINCIPAIS ASPECTOS

[pic 28]

[pic 29]

AUDITORIA E O PASSAR DOS ANOS

É fundamental enfatizar que hospitais são empresas prestadoras de serviços de saúde, constituídas por processos gerenciais como qualquer outra instituição empresarial que se preocupa em atender às necessidades de seus clientes. Necessidades essas que se caracterizam como um dos principais fatores para o indivíduo viver: a busca pela saúde e/ou seu restabelecimento.

A auditoria utilizada como um instrumento facilitador, além de auxiliar no controle de custos, item indispensável para qualquer empresa, auxilia na avaliação e comprovação da excelência da qualidade da assistência prestada aos seus pacientes. Auditoria teve seu início na área contábil financeira. Tinha como finalidade identificar fraudes e erros. Em meados do século XX a auditoria em saúde passa a ser estudada e foi introduzida no nosso meio a fim de controlar o sistema nacional de saúde abarrotado de fraudes. Com sua evolução ela passa a analisar, verificar a eficiência, a qualidade e a gestão. (ANDRÉ, 2010).

HOSPITAIS COMO PRESTADORES DE SERVIÇO EM SAÚDE

[pic 30]

[pic 31]Hospitais são instituições que têm como principal objetivo prestar serviços direcionados à área da saúde para a população. Instituições hospitalares são empresas que em sua totalidade assumem a responsabilidade de restabelecer a saúde dos cidadãos. Podem ser privados, que atendem somente a particulares e a planos de saúde. Os públicos são financiados pelos sistemas de saúde governamentais, e particulares e públicos, nesse caso, recebem uma parcela de custeio governamental.

Na esfera financeira, o hospital é considerado como uma empresa constituída por metas, custos, recursos humanos e clientes. E, como toda empresa, busca resultados e fidelidade dos seus clientes. Como para todas as áreas empresariais o mercado atualmente está extremamente competitivo, ser referência em atendimento de qualidade torna os hospitais altamente competitivos.

[pic 32][pic 33]


Sendo considerados como empresas, os hospitais contam com setores administrativos, técnicos e assistenciais. E, como toda empresa, são presididos por um ou mais gestores, que buscam direcionar seus subordinados nos caminhos corretos para que todos atinjam as metas e objetivos. E para isso, além da extrema importância nos setores de assistência direta ao paciente, setores de internação, os gestores contam com os administrativos.

[pic 34]

Na totalidade, o paciente necessita de um leito hospitalar para se submeter a um tratamento, porém a abrangência não se limita ao leito para a internação e, sim, de vários profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o paciente. Para entender a importância de cada setor para o funcionamento de uma instituição hospitalar, podemos descrever o processo de uma internação hospitalar até a alta.[pic 35]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com