TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hemoterapia

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.759 Palavras (24 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 24

1. INTRODUÇÃO.

Nos últimos tempos as doenças sexualmente transmissíveis (DST) tem sido uma problemática para a população brasileira, e entre elas encontra-se o HPV ( papiloma vírus humano). O número de pessoas infectadas pelo HPV aumentou drasticamente, tanto no sexo masculino quanto no sexo feminino.

O HPV pertence a uma grande família de vírus – DNA devido à variedade de seus subtipos “mais de 200 tipos” (BRASIL, 2006).

A família do HPV é conhecida como papovavirus e hoje conhecida como Papovaviridade, uma abreviação dos seus gêneros. É sabido que o HPV é um grande causador da mortalidade feminina, alguns tipos do HPV associado a outros fatores são apontados como um dos causadores do câncer do colo uterino, assim como outros cânceres, em 1970, médicos descobriu que na maioria das vezes, o HPV é responsável pelo câncer do colo do útero (HAVRECHK, 2002), ele também tem sido relacionado como responsável pelo agente relativo do papiloma, condiloma acuminado, verruga vulgar, câncer anal, laríngeos, peniano.

Em 1992 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o HPV como principal causa do câncer de colo uterino. Hoje se sabe do papel central deste vírus na carcinogênese cervical e a afirmação de que não existe câncer do colo sem que o HPV se faça presente (PINTO, 2002).

Nos demais capítulos serão abordados alguns assuntos que são primordiais para a melhor compreensão do HPV, assim como sua prevenção, transmissão e principais doenças relacionadas, colocando em foco a correlação do HPV e o câncer de colo uterino.

2

2. JUSTIFICATIVA.

Este trabalho é de muita relevância, sendo que o HPV é um vírus disseminado de forma abrangente no Brasil e causa diversas doenças, as quais muitas delas podem levar a morte de quem o contraiu. É de fundamental importância saber como o vírus se propaga como evitá-lo, como detectá-lo e como tratá-lo, para que as consequências não venham a ser irreversíveis. Além do que o fato, de conscientizar a população sobre a prevenção desse vírus, será de grande ajuda para o atual sistema de saúde brasileiro tão sobrecarregado, já que casos como esses poderiam ser evitados pela simples informação.

A abordagem do câncer de colo uterino como a problemática desse trabalho, se dá pela sua relação direta com o HPV. Os vírus, associados a substâncias químicas e radiação, parecem ser as causa de câncer (DOBO 2002;. Existe uma associação da ação carcinogênica viral às alterações genéticas nos processos de controle do ciclo celular e a diferenciação celular.

De fato é necessário o levantamento de uma discussão mais profunda, tanto médica, como social, para que os problemas relacionados ao HPV e ao câncer de colo uterino sejam solucionados da melhor forma possível, buscando sempre a prevenção antes do tratamento, e a informação antes de ações reparatórias.

3

3. OBJETIVO.

O objetivo do desenvolvimento desse trabalho é esclarecer pontos ainda não muito conhecidos sobre o vírus HPV, tal como sua prevenção, contagia tratamento e as principais doenças relacionadas a ele, levando o leitor a compreender de forma mais abrangente o comportamento e as consequências do papiloma vírus humano.

3.1. Objetivos Gerais.

A compreensão do HPV é um dos pontos fundamentais desse trabalho, assim como a compreensão ampla de sua prevenção, desenvolvimento e tratamento. O HPV tem sido um tema bastante abordado nos últimos meses, já que o governo federal instituiu no calendário de vacinação, a vacina contra ele. Porém é necessário que haja um conhecimento mais amplo sobre como esse vírus se propaga, se desenvolve e as doenças que podem ser relacionadas a ele, bem como o câncer de colo uterino, que será nossa principal abordagem dentre as doenças relacionadas a ele.

3.2. Objetivos Específicos.

É necessário tratar de forma mais profunda em nível de informação e conhecimento o HPV, sendo que ambos levam a prevenção imediata do papiloma vírus humana e suas consequências e doenças relacionadas. De forma mais objetiva será tratada e relacionada as principais doenças que o HPV pode desencadear e ser auxiliar nesse desencadeamento, as principais doenças relacionadas a ele são, condiloma acuminado ou verrugas ano-genitais; Verrugas vulgares; verrugas planas; verrugas plantares; verrugas filiformes; câncer de pênis; câncer laríngeo; câncer Anal e o câncer do colo uterino. Cada uma delas com suas particularidades, mas se associando ao HPV. Entre elas há uma que desperta maior interesse pela sua taxa de mortalidade e consequências irreversíveis, é o câncer de colo uterino. Atingindo apenas mulheres, é um câncer de alta mortalidade, porem tratável com sucesso, quando descoberto no inicio do desenvolvimento da doença. O fato de prevenir o contagia pelo HPV em mulheres, diminuirá de forma significativa

4

o desenvolvimento do câncer de colo uterino, a prevenção e o diagnóstico precoce constituem as formas ideais para reduzir a morbidade e a mortalidade decorrentes das neoplasias do colo uterino, sobretudo nos países em desenvolvimento (SEBASTIÃO., 2004). O simples fato da detecção do HPV em mulheres, poderá colaborar para prevenção desse tipo de câncer, ao invés de um tratamento, que de forma geral é agressivo e dispendioso para o sistema de saúde brasileiro, já tão saturado.

5

4. HPV, PREVENÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.

O HPV é classificado como uma doença sexualmente transmissível, assim como tal, segue a mesma orientação de prevenção geralmente dada as DST´s , como, uso de preservativo nas relações sexuais, evitar múltiplos parceiros sexuais. Segundo o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Edson Moreira, a camisinha tem um papel relevante na contenção de DSTs, mas não evita totalmente o contágio pelo HPV, que pode ocorrer mesmo sem penetração porque o vírus também está na pele da região genital (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das doenças do Papilomavirus humano, 2013)

. Alguns cuidados devem ser tomados ainda pelas mulheres, que devem fazer periodicamente exame ginecológico (indicado a cada 6 meses), realizar o exame de papanicolau anualmente.

É necessário evidenciar que mesmo com o uso de preservativo nas relações sexuais, o HPV ainda pode ser transmitido por áreas que não são protegidas pelo preservativo, como, raiz da coxa, perianal e etc.

Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com