TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA DO ENFERMEIRO PARA CUIDAR DE PACIENTES IDOSOS

Por:   •  6/6/2020  •  Monografia  •  5.124 Palavras (21 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


[pic 4]

[pic 5]

Artigo Científico Apresentado à Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Saúde do Idoso e Dimensões do Envelhecimento.

[pic 6]

A IMPORTÂNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA DO ENFERMEIRO PARA CUIDAR DE PACIENTES IDOSOS

RESUMO

O ofício de enfermagem possui como característica principal a relação entre o trabalho e o cuidado. E dentro deste oficio, ainda vai existir situações que vão exigir do enfermeiro, uma dedicação ainda maior, mais contemplativa em relação a seu trabalho. É o caso do profissional, da enfermagem que trabalham com pessoas idosas .Nesta perspectiva, com base na leitura de autores como Eliopoulos, Jacob Filho, Pinto, entre outros, foi realizada a pesquisa de revisão de literatura, no sentido de perceber como a relação do profissional de enfermagem deve ser diferenciada, numa visão holística  de modo a contemplar a completude da pessoa humana diante do paciente idoso. Com o aumento da população idosa, a rede pública hospitalar vem recebendo um número cada vez maior de pacientes cuja idade traz consigo um quadro de multimorbidades que requer uma atenção diferenciada, um acolhimento mais humano, considerando as peculiaridades próprias desta camada populacional.

Palavras-Chave: Enfermagem. Cuidado. Especialização

Introdução

O Brasil fez uma tentativa fracassada na Constituinte de 1823 e, depois, com a lei das escolas de primeiras letras de 1827, relegou a educação básica durante todo o Império e ao longo da Primeira República às Províncias e, depois, aos Estados federados, desobrigando-se desse dever o Estado Nacional. Foi somente após a Revolução de 1930 que a educação no Brasil começou a ser tratada como uma questão nacional dando-se precedência, porém, ao ensino secundário e superior já que foi só em 1946 que viemos a ter uma lei nacional relativa ao ensino primário. E, ainda assim, o trato da questão educacional foi sempre, entre nós, atravessado por um dualismo desqualificador da instrução popular em confronto com aquela destinada às elites. Com efeito, as reformas Capanema da década de 1940 foram marcadas pela contraposição entre ensino secundário destinado às elites condutoras e ensino profissional voltado para o povo conduzido. Os Movimentos Sociais são expressão dos limites e das contradições da sociedade atual e são, portanto, profundamente educativos uma vez que por sua atuação simultaneamente questionam as estruturas sociais e a educação delas proveniente, oferecendo pistas para novas formas de organização da vida social e da educação. Os movimentos sociais geram uma pressão - inclusive educacional - sobre a sociedade vigente. A constituição, trajetória e luta dos movimentos, dos partidos, dos grupos, enfim, da classe, são educativos, educam pela ação e organização coletiva. Neste sentido e em perspectiva dialética, é importante observar que, se a educação é originada na base material, na ação humana, portanto ela também age ou retroage sobre esta base, a educação, determinada pelo real, também o determina. Algumas análises das proposições das escolas nos planos de ação, elaborados por estas  nos remetem a traçar um rápido diagnóstico das possíveis incompreensões históricas, as quais envolvem a escola no âmbito de sua função social e neste sentido do próprio currículo. É preciso destacar que a forma como a escola concebe sua função social, a organização curricular, a gestão escolar e seu próprio Projeto Político-pedagógico pode, em alguma medida, estar circunstanciado pelo conjunto das reformas educacionais situadas no contexto político, econômico e social. Em especial podemos, para efeito desta análise, contextualizar os condicionantes sobre a escola a partir do conjunto das políticas educacionais situadas a partir da década de 90. Embora os impactos destas reformas tenham sido significativos sobre as dimensões destacadas acima (concepção de gestão, de currículo e, portanto, da função social das escola  pública).

ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo . In: Gentili Sobre Neolberalismo S.P. Paz e Terra , 1997 CARDOSO, C. Projetos nas escolas do Município de Araucária: uma política de secundarização da especificidade do trabalho escolar. Dissertação de Mestrado, Curitiba, 2007. UFPR DUARTE, A.C.S. A relação teórico-prática do trabalho em contexto reestruturado: um estudo de caso na indústria de linha branca. Dissertação de Mestrado, Curitiba, 2007, UFPR. FANK, E. A construção das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio no Estado do Paraná (Gestão 2003 – 2006): avanços e limites da política educacional nas contradições do Estado contemporâneo. Dissertação de Mestrado, Curitiba, 2007, UFPR. FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: Educação e Realidade. Porto Alegre,18(2): 63 -72, jul/dez, 1993. HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna S.P. Loyola, 2004 HERNANDEZ, F. VENTURA, M A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. o Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998 KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1976. KUENZER, A.Ensino Médio e Profissionais: as políticas do Estado Neoliberal,S.P.    .......... décadas em todo o mundo a população idosa vem aumentando, o que faz com que os países precisem criar políticas públicas para atender a esta parcela significativa da população. E em todos os setores devem ocorrer mudanças, mas no campo da Saúde Pública está necessidade se torna mais evidente.

A população idosa precisa de forma constante de maiores cuidados médicos. Esta necessidade faz com que os serviços médicos de saúde estejam melhor aparelhados tanto em relação às tecnologias mais modernas, ao aparelhamento físico, hospedagem, capacidade hospitalar, tanto quanto ao conhecimento específico no trato com paciente.

E é este o objetivo desta pesquisa. Rever a partir de uma revisão na bibliografia existente, como é referenciado pelos autores que trabalham com o tema a necessidade, a importância da especialização do enfermeiro no campo da Gerontologia e da Geriatria no trato com o paciente idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com