TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

А importância da família na vida e no cuidar do idoso

Pesquisas Acadêmicas: А importância da família na vida e no cuidar do idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.702 Palavras (27 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 27

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

projeto de pesquisa bibliográfica

“a importância da família na vida E NO CUIDAR do idoso”

Porto Velho

2014

ROSIMEIRE DE OLIVEIRA SILVA RAMOS

projeto de pesquisa bibliográfica

“a importância da família na vida E NO CUIDAR do idoso”

Trabalho Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral 7º Período, na disciplina de Estatísticas e Indicadores Sociais; Processos de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social; Estágio Curricular Obrigatório III. Orientador: Prof. Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Rodrigo Zambon.

Porto Velho

2014

ROSIMEIRE DE OLIVEIRA SILVA RAMOS

SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................04 – 05

2. Delimitação e Formulação do Problema........................ .......05 – 08

3. Formulação do Objetivos: Geral e Específico................................08

4. Justificativa.............................................................................08 – 12

5. Metodologia............................................................................12 – 13

6. Revisão Bibliográfica..............................................................13 – 14

7. Cronograma da Pesquisa................................................................14

8. Orçamento.......................................................................................14

9. Resultados Esperados............................................................14 – 15

10. Considerações Finais..............................................................15 – 16

11. Referências..............................................................................16 - 17

1. INTRODUÇÃO

Augustine (2003) nos traz dados a qual demonstra que no ano de 2050 haverá 16.224.000 idosos, ou seja, de cada 13 brasileiros, 01 será idoso. Isto nos mostra, que se o aumento da população idosa prosseguir neste ritmo, no ano de 2050, está faixa etária da população corresponderá cerca de 15% da população total.

O envelhecimento da população já é um fato comprovado que está acontecendo não só no Brasil, mas no mundo como um todo. Envelhecer nos dias de hoje é um problema que afeta todas as áreas - social, econômica, familiar e a saúde pública, pois, junto com a longevidade, ocorre o aumento das doenças crônicas degenerativas.

As estimativas apontam que, de 1990 a 2025, a população idosa mundial crescerá 2,4% ao ano, contra 1,2% de crecimento anual da população em sua totalidade, sendo que o grupo de idosos com 75 anos ou mais é o que vem crescendo mais rapidamente (RAMOS, 2002).

No Brasil, de acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (1985), entre 1950 e 2025, a polulação de idosos crescerá 16 vezes comparada à sua população total (THOMAZ; PAPALÉO NETO, 2005 ).

A expectativa de vida é um fenômeno que vem aumentando em todo o mundo, mesmo nos paises menos desenvolvidos. Os idosos representam uma parte considerável da nossa população. A sociedade deve começar a se preocupar com a qualidade de vida que esse idoso vai ter, pois na maioria das vezes juntamente com o envelhecimento vêm as doenças crônicas.

O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o contexto vivenciado pelo cuidador familiar de idoso no âmbito domiciliar, contribuir para o aprofundamento das questões presentes no processo de envelhecimento, analisar os efeitos

causados na vida do cuidador familiar/informal de idosos dependentes e apontar os desafios

em se (re)pensar novas formas de atendimento para o idoso e o cuidador familiar, visando descrever como se institui o papel do cuidador familiar de idosos no contexto domiciliar e quais embates estes encontram no seu cotidiano. Este estudo surgiu da necessidade de investigar a importância da família na vida do idoso sob o olhar da terapia ocupacional gerontológica.

A pesquisa bibliográfica realizada permitiu detectar determinadas necessidades, tanto referentes à importância da família no cuidar do idoso, quanto no que se refere à visão gerontológica da Terapia Ocupacional, o que possibilitou à pesquisadora a realização de propostas de Educação em Saúde que pudessem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cuidador familiar e também do idoso. Procurando enfatizar a problematização do processo de envelhecimento, em uma sociedade que ainda não está preparada para enfrentar, juntamente com o envelhecimento, o surgimento de doenças crônicas degenerativas.

Conclui-se que a intervenção do terapeuta ocupacional com recursos provenientes da gerontologia social, passa a ser de suma importância, uma vez que permite a este profissional ver o idoso em todos os seus aspectos: biológicos, sociais, psicológicos e culturais; propiciando assim a elaboração de um plano de tratamento mais eficaz para cada caso. Nesse contexto, a Terapia Ocupacional gerontológica poderá intervir orientando a família sobre como lidar com as doenças e situações conflitantes que possam vir a surgir ao longo desse processo. Pois, uma família que se encontra preparada para o processo de envelhecimento do seu idoso saberá como agir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com