TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidar dos idosos

Tese: Cuidar dos idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ-FACIMA

MIRELLY THAYS QUINQUINO LIRA .

O envelhecimento é um processo complexo e estar associado a uma serie de doenças, com capacidades múltiplas, dependência e perda da autonomia. o prolongamento da vida não é uma atividade isolada necessitando de uma integração .O cuidar é uma atividade que vai muito além do atendimento às necessidades básicas de cada ser humano, no momento de fragilidade. Cuidar é uma atitude que envolve também autocuidado, autoestima, autovalorização. Geralmente, o cuidado dos idosos é realizado por um sistema de suporte informal, que inclui família, amigos instituições e profissionais especializados.

Cuidados com os Idosos nos Três Níveis:

Nível Primário: Visa evitar ou remover fatores de risco ou causas antes que se desenvolva o mecanismo patológico que levará à doença.

Nível Secundário: Corresponde à detecção precoce de problemas de saúde em indivíduos presumivelmente doentes, mas assintomáticos para a situação em estudo. Pretende-se, ainda, que haja uma aplicação imediata de medidas apropriadas, com vista ao rápido restabelecimento da saúde ou, pelo menos, um condicionamento favorável da evolução da situação, com cura e/ou redução das consequências mais importantes da doença. Este nível de prevenção pressupõe o conhecimento da história natural da doença, a existência de um período de detecção precoce suficientemente longo (período pré-clínico ou assintomático) e facilmente detectável, e que seja passível de tratamento que interrompa a evolução para estádios mais graves. Assim, espera-se que haja diminuição da prevalência da doença, essencialmente pela diminuição da duração da mesma.

Nível terciário: Este tipo de prevenção tem como objetivos: limitar a progressão da doença, circunscrevendo-a, evitar ou diminuir as consequências ou complicações da doença como as insuficiências, incapacidades, sequelas, sofrimento ou ansiedade, morte precoce, promover a adaptação do doente às consequências inevitáveis (situações incuráveis), e prevenir recorrências da doença, ou seja, controla-la e estabiliza lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com