TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do trabalho voluntário

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Importância do trabalho voluntário

Com a situação atual econômico onde alguns tem muitos e outros tem pouco, dentro desse quadro surge a ideia do trabalho voluntário, onde aqueles quem possuem uma condição melhor doam o tempo e a ajuda aqueles que necessitam de alimentação, atenção e oportunidade.

Os voluntários além do tempo e da ajuda dada também auxiliam com sua generosidade, vontade de colaborar, de dividir alegrias, aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade de vida em comum.  A solidariedade, responsabilidade e compaixão são essenciais para exercer o trabalho voluntário. Sendo assim, este tipo de trabalho ajuda muito as pessoas que estão passando por dificuldades, já que as pessoas participam de atividades que envolvem o bem-estar e satisfação. Alguns exemplos de atividades do trabalho voluntário são: ler para idosos ou crianças, ser professor numa escola de dança ou de artes marciais, ajudar os atletas num evento esportivo, fazer consultas médicas em comunidades pobres, doar roupas, livros, brinquedos a creches e escolas ou mesmo atender, por telefone, pessoas que querem apenas ser ouvidas.

Ao realizarmos a voluntariedade, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança recíproca, que faz da sociedade um lugar melhor, tornando-a mais integrada e fazendo as pessoas se tornarem melhores. Ajudando as pessoas a voltarem a ter sua cidadania e seus direitos respeitados e isso pode resgatar na pessoa a autoconfiança, alegria, automotivação e também seu amor próprio. Com isso, quanto mais ouvidos, amados e respeitados, mais os indivíduos, que recebem auxílio, se sentem empoderados a seguir em frente e conquistar seus sonhos.

O trabalho voluntário é a prestação de serviços sem intenção de remuneração, no caso a remuneração monetária, porque o pagamento ao ser voluntário é maior que qualquer salário, já que atualmente com o trabalho voluntário, a pontuação curricular nas empresas que possuem um histórico disso aumenta, além da contribuição para uma sociedade mais justa e correta. Dessa forma, com o trabalho voluntário quem mais ganha é o voluntariado, porque faz amigos, adquire experiências e conhecimento.

Referências bibliográficas

http://www.jrmcoaching.com.br/blog/a-importancia-do-trabalho-voluntario/. Acesso em 01/10/2017.

http://www.amambainoticias.com.br/geral/artigos/a-importancia-do-trabalho-voluntario-para-a-sociedade. Acesso em 01/10/2017.

http://radioboanova.com.br/editorial/qual-importancia-do-trabalho-voluntario/. Acesso em 01/10/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com