TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Epis

Por:   •  28/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM COMERCIAL – SENAC

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

      LURDES SILVA DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EPIS COMO MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, DIANTE DO TRATAMENTO AO COVID19 CONFORME AS ORIENTAÇÕES DAS NORMAS REGULAMENTADORAS.

VILHENA/RO

2020


SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM COMERCIAL – SENAC

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

LURDES SILVA DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EPIS COMO MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, DIANTE DO TRATAMENTO AO COVID19 CONFORME AS ORIENTAÇÕES DAS NORMAS REGULAMENTADORAS.

                       

                                                           

                                                                 PROF: Paulo fellipe ramos dos santos

                             

                                                                                     

 

INTRODUÇÃO

           


“Considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”

O uso é importante para garantir que o trabalhador não fique desprotegido zelando pela sua segurança e saúde no trabalho. Este trabalho tem como objetivo mostrar os equipamentos de proteção individual, falando sobre a importância do mesmo, e também da sua importância no atendimento de pessoas com o COVID19.

                             

    A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EPIS COMO MEDIDAS DE       PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, DIANTE DO TRATAMENTO AO COVID19 CONFORME AS ORIENTAÇÕES DAS NORMAS REGULAMENTADORAS.

Considera- se equipamento de proteção individual EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A NR6 estabelece que os EPIS, sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções.

Preocupado com a questão da saúde do trabalhador e as doenças ocupacionais o Ministério do Trabalho e Emprego criou a Norma Regulamentadora (NR) 32 através da Portaria n. 485 de 11 de novembro de 2005. Esta norma se remete à segurança no trabalho e estabelecimentos de Saúde (CANINI, 2002).

O EPI e definido pela norma regulamentadora NR6 do MTE, como todo dispositivo de utilização individual por um colaborador. Ele destina a protegê-lo

De possíveis riscos que ameacem a segurança e a saúde no ambiente laboral. Sendo obrigação da empresa e dos supervisores garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIS devem ser usados durante todo o expediente do trabalho.

Esses equipamentos são utilizados quando não e possível minimizar ou eliminar os riscos do ambiente onde o profissional desempenha sua atividade, e na área da saúde uma das principais preocupações e a biosegurança por isso e importante tomar medidas de prevenção, como o uso desses equipamentos para proteger de possíveis contaminações.

O ambiente da saúde apresenta um grande potencial de causar riscos a saúde das pessoas, notadamente a dos profissionais envolvidos. Por isso e importante adotar tais medidas de segurança, e vale ressaltar que essa é uma forma de prevenir á saúde dos pacientes, pois uma simples doença Pode tomar grandes proporções epidêmicas com sua disseminação.

Há uma gama de patologias que suscetibilizam os profissionais da equipe de enfermagem á diversos riscos ocupacionais, dentre eles físicos, químicos, ergonômicos, ambientais porem o risco biológico são os que mais acometem essa classe de profissionais, pois estão constantemente em contato com sangue e fluidos corporais. Hepatite B(HBV) hepatite C (HCV), vírus da imunodeficiência humana (HIV), tuberculose (BK), varicela, herpes zoster, sarampo, entre outras. (SPAGNUOLO, 2008)

Pois os EPIS alem de diminuir os riscos ambientais, evitam doenças consideradas ocupacionais e os possíveis acidentes para promover o bem estar dos profissionais, pois eles previnem a contaminação e a disseminação  de microorganismos,fungos e bactérias que provocam doenças esta forma de prevenção deve ser uma preocupação constante e levar em consideração a importância da utilização correta desses equipamentos pois possibilita a redução de contaminações, ou para atender a situações de emergência como a que estamos vivendo com o coronavírus  COVID19.

O coronavirus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavirus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na china. Provoca a doença chamada coronavirus (COVID19). O período de incubação e o tempo que leva para aparecer os sintomas ocasionados pela infecção de coronavirus e de 2 a 14 dias.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas.

Os sintomas mais comuns são: febre, tosse, dificuldade para respirar, entre outros sintomas gripais. Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo: em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Esse público não deve viajar nem freqüentar cinemas, shopping, shows e outros locais com aglomerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com