TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquise Sobre As Principais Causas De Acidentes Na ICC E Com Suas Palavras Fale Sobre Como Estes Acidentes Poderiam Ser Evitados. Você Deve Citar EPI, Medidas Preventivas E Corretivas, Entre Outros?

Trabalho Universitário: Pesquise Sobre As Principais Causas De Acidentes Na ICC E Com Suas Palavras Fale Sobre Como Estes Acidentes Poderiam Ser Evitados. Você Deve Citar EPI, Medidas Preventivas E Corretivas, Entre Outros?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 11

Pesquise sobre as principais causas de acidentes na ICC e com suas pa-lavras fale sobre como estes acidentes poderiam ser evitados. Você deve citar EPI, medidas preventivas e corretivas, entre outros?

Entre as principais causas de acidentes fatais em canteiros de obras estão quedas de pessoas e materiais, choques elétricos e soterramentos. Dados do INSS informam que acidentes envolvendo as mãos representam 49% do total de ocorrências registradas; já lesões em membros superiores são 7%, totali-zando 56% entre mãos e braços. Os equipamentos campeões de acidentes ainda são a serra circular de bancada e a serra manual, responsáveis por grande parte da mutilação de membros entre os trabalhadores da construção civil. As lesões traumáticas a membros superiores incluem cortes e prensagens no transporte manual ou mecânico de materiais, fraturas ou lacerações das mãos presas em equipamentos, perfurações no manuseio de objetos perfuro cortantes ou mesmo amputações. Também lesões à pele podem ser causadas por contato direto com substâncias como produtos químicos, cimento, cal, tintas e outros. Movimentos repetitivos, esforços excessivos e uso de ferramentas inadequadas também estão entre as causas campeãs das lesões entre trabalhadores.

A falta de atenção responde por 73,39% das causas das ocorrências, seguida da falta do uso de equipamentos de proteção individual (7,49%), da falta de proteção (7,22%) e do descuido dos gestores de obras (2,41%). "Porém, vários aspectos não foram esclarecidos ainda. Sabemos que a maior causadora das ocorrências é a falta de atenção, mas que falta de atenção é essa? De onde e por que ela acontece?".

Como evitar esses acidentes

Os acidentes citados logo acima, devemos evitar-lós, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, munido dos equipamentos de prote-ção necessários a pratica do ofício. Outro fator importante, que pode ser de extrema necessidade, para evitar que tragédias aconteçam, é providenciar trei-namento adequado para todos os funcionários, uma vez que eles devem ser instruídos, para, justamente, não caírem em armadilhas como as que acontece-ram acima aqui.

Existem no mercado diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para a construção civil. “Os equipamentos de proteção coletiva e individual devem ser utilizados nas várias atividades e fases de uma obra”. Entre aqueles considerados fundamentais para a área da construção está os óculos de segurança, protetor auricular, luvas, uniforme, capacete, máscara de proteção e botas. “Deve-se visar à cabeça, respiração, membros superiores, inferiores e risco de queda”. EPIs específicos também são necessários para locais com riscos determinados, como o trabalho próximo a linhas elétricas. Nesse caso, o equipamento vai variar conforme a tensão do equipamento no local. Já para áreas como telhados ou coberturas, é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista. Qualquer atividade acima de dois metros exige o uso de cinto de segurança ancorado na estrutura ou com cabo de segurança. Outros EPIs específicos são os protetores faciais (para locais onde existam agentes químicos) e bota de PVC ou borracha (para áreas úmidas). Além dos equipamentos, outros cuidados são necessários para a avaliação do risco e manutenção da saúde do trabalhador. “Todos devem ser submetidos a exames médicos específicos para avaliar suas condições em função dos riscos a que serão submetidos. Em locais altos, por exemplo, algumas doenças, como hipertensão, epilepsia ou determinados tipos de medicamentos podem oferecer perigo”. A melhor maneira de prevenir acidentes é através da conscientização, por exemplo, se o funcionário exerce uma função que exige equipamentos de segurança, ele precisa utilizá-lo. Equipe transparente é aquela que joga limpo, que não escondem dados ou informações seja por parte dos chefes ou dos funcionários. A maneira de conscientizar os funcionários é através da comunicação e da informação.

Prevenção e Corretivas

O controle das causas dos acidentes está fortemente relacionado à utiliza-ção de medidas que objetivam a redução da frequência e gravidade dos aci-dentes. Apresenta dois tipos de controles para prevenção de acidentes após a verificação de um fator de risco, são eles: A) Controle ambiental – reestrutura ou, caso não exista a necessidade, mantém o local de trabalho de modo que não possibilite acidentes e ainda, pode criar um ambiente de trabalho onde os riscos sejam mínimos; B) Controle Comportamental – influencia o comporta-mento dos funcionários de maneira benéfica estimulando-os a fim de evitar os acidentes. Para controlar os acidentes é necessário definir os elementos de controle que envolve soluções a serem tomadas pelo departamento pertinente, como manutenção, produção, recursos humanos, São eles:

1 - Projeto, arranjos físicos e proteção pessoal – torna obrigatório o uso de EPI ou outros procedimentos que se façam necessários de acordo com a operação realizada; 2 - Prevenção de incêndio – inspeções programadas diárias, princi-palmente em locais onde existam materiais inflamáveis; 3 - Manutenção – con-junto de atividades voltadas à conservação dos bens materiais; 4 - Normas e procedimentos de segurança – realizado através de manuais distribuídos entre os funcionários de maneira que todos sejam conscientizados das regras

5 - Ordem e limpeza – observação diária de segurança, conscientizando os funcionários sobre a importância de trabalhar em um ambiente limpo e organi-zado; 6 - Treinamento – treinamento e conscientização de funcionários, em especial os recém-contratados, a fim de garantir a execução das tarefas de maneira correta e responsável; 7 - Promoções e informações – assim como os manuais, esse elemento envolve materiais explicativos sobre os procedimentos da empresa visando a conscientização dos funcionários, nesse caso deverá ser realizado através de folhetos, cartazes, panfletos sempre colocados em lugares estratégicos.

3.2 2º Parte:

Considere que em uma obra você encontre um eletricista, um pintor e um pedreiro, coloque cada uma destas funções na tabela abaixo e preencha a mesma de acordo com o que está sendo solicitado. Na NR-09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais você vai encontrar auxilio para iden-tificar os agentes de risco.

Atividade: Eletricista

Perigo/Risco

Agente

Causa

EPI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com