TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROBIOLOGIA

Por:   •  23/5/2017  •  Seminário  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA TÉCNNICA SINDSAÚDE

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Discentes: Ana Paula , Jussara Cristina , Liudes Suelen , Vanessa Araujo

Salmoneloses

Porto Velho

2017

ESCOLA TÉCNNICA SINDSAÚDE

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Discentes: Ana Paula , Jussara Cristina , Liudes Suelen , Vanessa Araujo

Salmoneloses

                 [pic 1]

        

        

Porto Velho

2017

 RESUMO

        O objetivo deste estudo foi realizar uma breve revisão bibliográfica da intoxicação alimentar associada  a salmoneloses, sendo uma infecção do aparelho digestivo, sobretudo do intestino delgado onde ocorre as manifestações por diarreia, podendo atingir qualquer pessoa, como adulto e crianças. A sua transmissão é essencialmente pela digestão de alimentos contaminados, motivando por vezes pequenos surtos que infecta diversas pessoas. Concluímos desse modo ,que é fundamental a atuação da enfermagem no sentido de aumentar o conhecimento e educação em saúde da população para que as pessoas possam ter seus diagnósticos e tratamentos.

        

SUMÁRIO

           INTRODUÇÃO..................................................................................................4

1        SALMONELOSES        5

1.1        Agente causador        5

2        DIAGNÓSTICOS        7

2.1        Sangue        7

2.1.1        Fezes        7

3        SINTOMAS        8

4        TRATAMENTO        9

4.1        Riscos e Complicações        9

5        CUIDADOS DE ENFERMAGEM        10

5.1        Medidas de prevenção contra a Salmonella:        10

           COMCLUSÃO.................................................................................................11

           REFERÊNCIAS...............................................................................................12


INTRODUÇÃO

A Salmonella é um dos microrganismos frequentemente envolvidos em casos e surtos de doenças de origem alimentar em diversos países, inclusive no Brasil Além da importância das medidas de prevenção para evitar o risco de infecção por salmonella. O controle desta doença é de grande interesse para a população. Recomendam-se ações de educação em saúde, destacando os hábitos de higiene pessoal entre as pessoas que manipulam alimentos, observando cuidados na preparação, armazenamento e distribuição de alimentos. 
medidas devem ser adotadas, incluindo a vigilância frequente e sistemática,
Para que os casos de salmonelose fiquem sobre controle, e que a métodos de prevenção nos casos de intoxicação alimentar por salmonela.

  1. SALMONELOSES

É uma infecção causada por diferentes espécies de Salmonella. Distribuídas por todo o mundo, a multiplicação do agente causador fora do corpo é facilitada quando em altas temperaturas. Desta forma, pode-se dizer que as regiões subtropicais e tropicais são as mais afetadas.

Tanto em países desenvolvidos com em subdesenvolvidos, a salmonelose é uma das principais formas de intoxicação alimentar. Os mais importantes veículos de transmissão desta infecção são os produtos de laticínio e de origem animal. Ao ingerir água contaminada ou alimentos com restos de fezes de animais infectados uma pessoa pode vir a desenvolver um quadro de salmonelose. Maus hábitos de higiene também estão associados à transmissão desta doença. Alimentos como ovo, carne e vegetais, por exemplo, podem estar contaminados com estes microrganismos e ainda assim possuírem uma aparência extremamente normal. Deve-se tomar atenção ao ingerir alimentos crus, como kibes, e evitar comer carnes mal passadas.  Produtos de origem vegetal também podem ser contaminados em diferentes etapas do cultivo.

Após a ingestão das Salmonella  estas penetram no epitélio do intestino delgado, causando assim uma pequena inflamação. Os sintomas tendem a se manifestar cerca de 6 horas após o contágio ou até mesmo 72 horas depois. Pode ocorrer das bactérias atingirem a corrente sanguínea e infectarem outros órgãos, aumentando com isto a gravidade da doença.

  1. Agente causador

As bactérias do gênero Salmonella  são as causadoras desta complicaçãoEstes microrganismos pertencem à família Enterobacteriaceae e são constituídos por bastonetes de, em média, 0,5 micrômetros por 1 micrômetro. Anaeróbios facultativos, a grande maioria é móvel. O contágio ocorre quando há a ingestão de alimentos ou água contaminada e também devido a maus hábitos de higiene. Deve-se ficar atento ao consumo de alimentos crus e de alimentos que tenham ficado muito tempo à mostra, como em restaurantes por kilo. A grande maioria dos casos de infecção fica restrita somente ao intestino delgado. Contudo, dependendo do agente causador e do estado do organismo agredido pode haver multiplicação em outros locais como baço, cérebro e fígado. As salmonelas são amplamente distribuídas na natureza, sendo o trato intestinal do homem e de animais o principal reservatório natural. Entre os animais, as aves (galinhas, perus, patos, gansos) são o reservatório mais importante. Suínos, bovinos, equinos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com