TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia

Por:   •  7/4/2018  •  Exam  •  6.208 Palavras (25 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 25

MICROBIOLOGIA – CONTEUDO 2

1.As células de defesa do corpo exercem o seu papel através da fagocitose e da produção de anticorpos. Como exemplo dessas células, podemos citar, respectivamente:

E) Macrófagos e linfócitos B

2. Entre as manifestações de praticamente todas as doenças cutâneas, destaca-se o aparecimento de vários tipos de lesões que alteram o aspecto da pele e que podem ser observadas a olho nu ou com a ajuda de uma lupa e da devida iluminação. Para além disso, como a observação destas lesões sempre constituiu um dos passos essenciais para o diagnóstico das doenças cutâneas, atualmente, é possível distinguir as várias patologias mediante as características das suas lesões. Em muitas lesões cutâneas ocorre a formação de pus, o que é consequência do acúmulo de:

E) Neutrófilos

3.Qual dos elementos figurados do sangue dos mamíferos apresenta núcleo com lóbulos, granulações citoplasmáticas e atividade fagocitária?

D)Neutrófilos

4.Os leucócitos granulócitos podem ser caracterizados pela cor que seus grânulos apresentam em colorações específicas para essas células. Os neutrófilos podem apresentar quatro tipos diferentes de grânulos, a saber: grânulos primários (azurófilos), grânulos secundários (específicos), grânulos terciários (gelatinase) e vesículas secretórias.

Assinale a alternativa incorreta a respeito dos neutrófilos:

C) Participam ativamente da resposta imune adaptativa devido a presença de receptores para a região Fc dos anticorpos

5.Os tecidos linfoides podem ser classificados em dois grandes grupos: os órgãos linfoides primários e os secundários. Fazem parte dos chamados órgãos linfoides primários os seguintes tecidos:

C) Medula óssea e o timo.

6.Homem de 60 anos é acometido de reação anafilática grave caracterizada por urticárias, edema labial e palpebral, dispnéia, aperto no tórax e dificuldade para deglutir. A pressão e o pulso estão normais. Ao se realizar um exame de sangue, as principais células alteradas são os eosinófilos e os mastócitos, cujo mediador mais abundante é:

C) histamina

7.Dadas a situações abaixo, assinale a alternativa que indique corretamente qual (is) o tipo(s) celular(es) estará envolvido em cada uma das situações descritas abaixo:

(I)            Infecção parasitária por Ascaris lumbricoides

(II)          Alergia à nozes, amendoim e amêndoa

(III)       Infecção causada pelo vírus

(IV)        Células cancerígenas

(V)          Segundo contato com o Vírus do Sarampo

D)(I) – eosinófilos; (II) - eosinófilos; (III) - linfócito T; (IV) – Células NK; (V) – células de memória

8.O timo, assim como a medula óssea, os gânglios linfáticos, o baço e os linfonodos são chamados de órgãos linfáticos. Junto com os vasos linfáticos estes órgãos formam o sistema linfático.

Abaixo são feitas algumas afirmações a respeito da função e classificação dos órgãos linfáticos.

(I) Chamamos de órgãos linfoides centrais aqueles que participam ativamente da geração e desenvolvimento de células de defesa. Enquadram-se nesta categoria a medula óssea e o timo

(II) Já os órgãos linfoides periféricos são aqueles que servem de sítio de ocorrência de resposta imunológica. Apenas o baço se enquadra nesta categoria

(III) Os linfonodos são ricos em fibras reticulares que captam substancias estranhas que serão fagocitadas pelos macrófagos.

(IV) O baço é rico em linfócitos B e linfócitos T responsáveis pela destruição de antígenos presentes na linfa

São consideradas afirmações erradas:

B)Apenas II e IV

9.Após a análise do leucograma abaixo foram formuladas as seguintes hipóteses:

 

Valor encontrado

(cél/μL)

Valor de referência

(cél/μL)

Leucócitos

13000

3600 – 1100

Neutrófilos

5000

1500 – 7000

Linfócitos

4000

1000-4500

Monócitos

1200

100 – 1000

Eosinófilos

200

0-700

Basófilos

1500

0-200

  1. Por ser um leucograma diferencial é possível analisar cada leucócito isoladamente e chegar à uma possível conclusão sobre o que pode estar causando as alterações observadas
  2. O aumento do número de leucócitos indica algum tipo de infecção viral
  3. Os linfócitos próximos ao limite permitido indicam infecção viral
  4. Os eosinófilos e os basófilos alterados indicam reação alérgica

São consideradas verdadeiras :

D)Apenas I e IV

10.O dois principais tipos celulares gerados pela linhagem linfoide são os linfócitos B e T. A respeito da morfologia e função dos linfócitos B e T são feitas as seguintes afirmações:

  1. Ambos apresentam citoplasma agranular e núcleo grande e esférico.
  2. Apenas os linfócitos B apresentam grânulos contendo lisozimas, o que explica sua maior eficiência em no combate ás bactérias
  3. Apenas os linfócitos T se diferenciam nas subpopulações auxiliares e citotóxicas
  4. O linfócito T se liga aos fragmentos de antígenos localizados nas células apresentadoras de antígeno.

São consideradas afirmações corretas:

C)Apenas I, III, IV

11.P.F.S., 12 anos, foi admitida em unidade de saúde apresentando coceira por todo corpo, dermatite atópica, edemas e vermelhidão. Durante o exame clínico a mãe falou ao médico que a cerca de duas horas a família estava em um restaurante especializado em frutos de mar. O médico pediu então um hemograma, cujo resultado está representado na tabela abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (352.1 Kb)   docx (945.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com