TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia na Enfermagem

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Patologia

[pic 2]

[pic 3]

BATATAIS

2019

Patologia Geral

A patologia é definida morfologicamente como o estudo (logos) das doenças (phatos). De forma geral, ela visa quatro aspectos das doenças, sendo: a etiologia, a patogenia, a morfologia e as consequências funcionais das alterações morfológicas.

As células do nosso organismo encontram- se, em condições normais, constantemente num processo de homeostasia. Porém, devido a alguns estímulos externos, como substâncias químicas, as células têm a capacidade de sair desse “equilíbrio” para buscar uma adaptação.  A adaptação celular, resulta em um novo estado celular alterado, preservando assim sua viabilidade e função. Entre as alterações, derivam-se: o aumento da massa celular (hipertrofia); diminuição da massa celular (atrofia); mudança no fenótipo celular (metaplasia); aumento do número de células (hiperplasia); e etc. A células também estão vulneráveis a sofrer lesões reversíveis ou irreversíveis. Definimos por lesão reversível a célula, que agredida pelo estímulo nocivo, sofre alterações em suas funções, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo for removido ou se a causa da lesão for leve, ex: metaplasia. Ocorre a lesão celular irreversível quando a célula se torna incapaz de recuperar-se mesmo depois da remoção do estímulo, causando alterações patológicas permanentes e consequentemente a morte celular.

É de suma importância, pelo profissional da saúde, o conhecimento dos padrões de normalidade nessa área, já que através de uma simples alteração, podem ocorrer o surgimento de sinais e sintomas de uma certa doença.

Referência Bibliográfica:

PATOLOGIA GERAL. Introdução a Patologia e Adaptação no nível celular. Organizadora Isabele Da Costa Angelo. PATOLOGIA GERAL. Lesão celular: reversível e irreversível. Organizadora Isabele Da Costa Angelo. Biblioteca Digital Pearson. Disponível em: < > Acesso em: 29. Mar. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com