TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Histórica da Enfermagem

Tese: Evolução Histórica da Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  Tese  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 2

1- Evolução Histórica da Enfermagem:

Segundo Collière(1989) existem três grandes etapas no histórico de enfermagem. Desde os primórdios da humanidade, que todos os cuidados

, como refere Collière(1989) “ desde que surge a vida que existem cuidados porque é preciso” tomar conta” da vida para que ela possa permanecer”. Esses cuidados eram efectuados pelas mulheres, cujos conhecimentos eram transmitidos de geração em geração.

Após a Idade Média até ao fim do século XIX, a prática dos cuidados estava associada com a mulher consagrada. Esta praticava “trabalhos de caridade” queincluía alimentar famintos, visitar prisioneiros, etc. .

Do início do século XX aos anos 60, a prática de cuidados era realizada pela mulher-enfermeira, auxiliar do médico.A enfermeira servil subordinada ao homem( médico), este delegava-lhe funçõesque considerava menos importantes.Segundo Strachey (1996) cit. por Lopes(2000)” as enfermeiras eram conhecidas, nos hospitais ingleses, pela sua conduta imoral e pouco fiável.”; os cuidado seram prestados por prostitutas ou prisioneiras.Assim começam os “Anos negros da enfermagem” em que os indivíduos que não conseguiam encontrar emprego, cuidavam dos doentes.

Desde os anos 60, ocorreram vários estudos para o desenvolvimento da enfermagem, Nightingale cit. por Lopes contribuiu através de “uma atitude de ruptura com o que estava instituído até então, dado que, a par de defender a necessidade de formação defendia a delimitação de saberes e de actuação face aos médicos”.

12

Foram desenvolvidas áreas a nível: do ensino, da prática, das condições laborais, da definição do papel de enfermagem e a sua imagem.

A perspectiva de cuidar em enfermagem tem-se salientado nas últimas décadas, alterando assim a predominante orientação voltada para o tratar .Actualmente existem estas duas concepções se contrapõem, influenciando a prática. Assim temos a concepção orientada para o tratar e outra orientada para ocuidar.

1.1-Orientações Dominantes em Enfermagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com