TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE PROMOÇÃO Á SAÚDE COM A SAUDE BRASILEIRA ATUAL

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

               A RELAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE PROMOÇÃO Á SAÚDE COM A SAUDE BRASILEIRA ATUAL

A Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde é um movimento que ocorre periodicamente, dele participando setores representativos de vários países, tais como OMS, OPAS e UNICEF, em defesa da ampliação dos campos de ação em saúde e abordagens mais efetivas para o real alcance dos objetivos traçados.

Essas Conferências têm como objetivo traçar planos e soluções para o melhoramento da saúde mundial.

I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Ottawa, no Canadá, em novembro de 1986, suas principais plataformas era agir contra a produção de produtos prejudiciais a saúde, diminuir as diferenças de condições de saúde, ou seja, tornar o atendimento á saúde seja para todos sem extinção de raça e condição social, reorganizar para distribuir recursos para promoção da saúde, e junção de esforços para forma uma aliança em prol da saúde publica.

II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Adelaide, na Austrália, entre 5 e 9 de abril de 1988, destacou a saúde como direito humano fundamental e um solido investimento social, e que os governos deveriam investir recursos para a promoção da saúde, assegurando que os cidadãos tenha acesso a uma vida saudável e satisfatória.

A Conferência identificou quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas como:

Apoio à saúde da mulher, onde toda mulher tem autodeterminação da sua saúde, as propostas são igualdade da divisão do trabalho, praticas de parto baseadas nas necessidades das mulheres, licença maternidade e licença para acompanhamento dos cuidados dos filhos doentes.

Alimentação e nutrição, buscando métodos para eliminação da fome e da má nutrição, a Conferência recomenda que os governos implantem ações para assegurar estoques de alimento e sua repartição, para que não falte a população mais carente.

Tabaco e álcool, Criar marketing para redução desses produtos mostrando as doenças causadas por eles.

Criando ambientes saudáveis, Essa politicas buscam promover ambientes que conservem os recursos naturais, mediante estratégias ecológicas mundial.

III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Sundsvall, na Suécia, entre 9 e 15 de junho de 1991,essa Conferência  promove estratégias para criação de um ambiente favorável, apontando para a situação de milhões de pessoas que vivem em extrema pobreza, em ambientes ameaçadores à saúde. Ressaltava, portanto, que o ambiente físico, social, econômico ou político deveria ser cada vez mais propício à saúde. Assim tentam criar ações comunitárias buscando o capacitamento para o controle da saúde e ambiente.

Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde de Bogotá foi realizada em Santafé de Bogotá, na Colômbia, de 9 a 12 de novembro de 1992 seu objetivo era a

promoção de saúde na América Latina, ondes buscam convocar forças sociais para promover a vida, reduzir gastos improdutivos e desvios de fundos públicos, fortalecer a capacidade da população em tomadas de decisões que afetem a vida, igualar direitos entre homens e mulheres, e valorizar profissionais da saúde.

IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Jacarta, na Indonésia, de 21 a 25 de julho de 1997, e o tema era “Promoção da Saúde no Século XXI”, foi a primeira a incluir o setor privado no apoio à promoção da saúde, ela afirma que a saúde é um direito humano fundamental e essencial para o desenvolvimento social e econômico.

Os pré-requisitos para saúde são: paz, abrigo, instrução, segurança social, relações sociais, alimento, renda, direitos das mulheres, ecossistema estável, uso sustentável dos recursos, justiça social, respeito aos direitos humanos e equidade.

E a maior ameaça á saúde e a pobreza.

V Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Foi realizada na Cidade do México, entre 5 e 9 de julho de 2000, passa a colocar a promoção da saúde  como  prioridade fundamental, pois quanto maior o nível de saúde maior o aproveitamento social econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com