TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede Cegonha

Por:   •  19/3/2017  •  Seminário  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Rede Cegonha

Conceito: É uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. A estratégia tem como objetivo estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

   Histórico: A Rede Cegonha é uma rede temática que foi instituída em 2011, como uma inovadora estratégia do Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 1.459. Tem como base os princípios do SUS, de modo a garantir a universalidade, a equidade e a integralidade da atenção à saúde. Dessa forma, a Rede Cegonha organiza-se de modo a assegurar o acesso, o acolhimento e a resolutividade, por meio de um modelo de atenção voltado ao pré-natal, parto, nascimento, puerpério e sistema logístico, que inclui transporte sanitário e regulação.  A partir da identificação de fatores de risco relacionados com a mortalidade infantil ou materna, é possível o planejamento de ações para a reestruturação e melhoria da assistência à gestante e aos recém-nascidos, visando à redução da mortalidade. Sendo discutido e construído no país desde os anos 1990, com base no conhecimento e na experiência de profissionais da saúde, antropólogos, sociólogos, gestores e colaboradores do Ministério da Saúde, entre outros.

Atuação do enfermeiro na rede cegonha: Desenvolve um trabalho humanizado priorizando o respeito, atenção e ser solicito em toda a sua assistência. O principal contato é o acolhimento; pois é a partir dele, que o Enfermeiro estará estreitando os primeiros laços de respeito e confiança com a gestante que estará sendo acolhida.

Benefícios: Realização de exames pré-natal, ampliação do acesso e melhoria na qualidade dos exames; Transporte adequado e seguro, acolhimento durante a gestação em leitos neonatais e obstétricos (Canguru, UCI e UTI);Realização de parto com segurança;Acompanhamento pós-parto;Nos primeiros dois anos de vida da criança, a Rede Cegonha proporciona atenção integral á saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para possíveis necessidades.

Referências bibliográficas:

  • http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php
  • http://www.saude.df.gov.br/programas/291-rede-cegonha.html
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1459_24_06_2011.html
  • http://189.28.128.100/dab/docs/6seminario/temas_simultaneos/31/sala10/3_gilmara.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com