TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Cegonha e Tipos de Aborto

Por:   •  26/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Neste trabalho vamos abordar os temas: aborto e rede cegonha.

Abortar, significa a interrupção prematura do desenvolvimento e expulsão do concepto do útero, antes de se tornar viável, ou seja, capaz de viver fora do útero.

Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que preconiza a organização de uma rede de cuidados materno-infantil, estabelecida pela Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011.

DESENVOLVIMENTO

O aborto é o ato de retirar o feto antes do mesmo estar viável para sobreviver fora do útero da mãe. Existem várias formas de aborto e são elas:

AMEAÇA DE ABORTO (é quando ocorre um sangramento com possibilidade de aborto oriundo, do feto, de uma complicação que ocorre em 25% das gestações. O índice de acontecimentos é bem alta mesmo havendo esforços clínicos, metade dos fetos são abortados.

ABORTO ACIDENTAL (ocorre por causa de um acidente, por exemplo queda).

ABORTO ESPONTÂNEO (ocorre naturalmente sendo comum durante a terceira semana após a fecundação. Em um cenário global cerca de 15% das gestações terminam em aborto espontâneo, sendo a maior frequencia por volta das 12 primeiras semanas).

ABORTO FREQUENTE (ocorre a expulsão espontânea do embrião ou do feto,estando morto ou não, em três ou mais gestações seguidas.

ABORTO INDUZIDO (ocorre a expulsão do feto,porém é da vontade da mãe ou de outras pessoas ligadas a gravidez. Pode ser realizado por meio de medicamentos ou mecânicos como a curetagem à vácuo, introduz uma cureta oca no útero através da qual é aplicada o vácuo. Há uma estimativa de que entre 729 mil e 1 milhão de abortos inseguros sejam realizados no Brasil anualmente.

ABORTO COMPLETO (pode ser usado como a complementação do aborto anterior ocorrendo a expulsão ou a retirada dos produtos restantes da concepção.

ABORTO CRIMINAL (São todos os abortos realizados de forma ilegal).

ABORTO INDUZIDO LEGALMENTE (São abortos eletivos, justificáveis ou terapêuticos. São utilizados drogas ou curetagem por sucção para a realização desse aborto. Normalmente são indicados em mães com doenças físicas e/ou mentais ou para prevenir o nascimento de uma criança com severas malformações congênitas ou não. A Câmara dos deputados está estudando uma lei (lei 882/2015, Jean Wyllys) que trata da legalização do aborto, porém em situações de violência sexual ou de riscos à gestante ou ao bebê, desde que comprovados clinicamente.

ABORTO OCULTO (é a retenção, o desenvolvimento do feto ou da placenta para até a vigésima semana de gestação, mesmo após a morte do feto).

REDE CEGONHA o objetivo desta rede é que a mulher tenha acesso às informações no planejamento sexual e reprodutivo na gestação, tendo orientações no parto, puerpério, as informações do recém nascido até os dois anos e até informações sobre a gravidez humanizada incluindo o nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A atenção a gestante e ao bebê visa a criação de novas estruturas de assistência e acompanhamento dos mesmos em busca de melhor comodidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com