TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Retinoblastoma Diagnostico e Cuidados de Enfermagem

Por:   •  24/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Identificar o retinoblastoma precocemente é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento, com isso, o teste do olhinho deve ser feito logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pela doença. O teste é simples e pode detectar qualquer alteração visual, levantando a suspeita da existência de um tumor, que pode ser confirmado pelo exame de fundo de olho.

E quando há sinais ou sintomas, o diagnóstico do retinoblastoma é feito durante a consulta oftalmólogica, onde será perguntado o histórico clínico completo do paciente que geralmente são crianças menores de cinco anos de idade, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, o histórico familiar que é muito útil para determinar se outros parentes poderiam transmitir esse gene a seus filhos ou desenvolver esse tipo de câncer e outras condições clínicas. O oftalmologista, durante o exame, usará luzes especiais e lentes de aumento para examinar dentro do olho para aumentar a precisão do diagnóstico, onde o sinal mais comum no exame oftalmológico é a leucocória mais conhecido como reflexo olho de gato. É muito importante que a primeira consulta oftalmológica seja antes de um ano de idade, porque só assim consegue fazer um diagnostico precoce.

Se ao exame de fundo de olho foi detectado o retinoblastoma, serão solicitados exames de imagem e de laboratório para confirmação diagnóstica. Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, o que se denomina estadiamento do câncer.

O retinoblastoma é estadiado em cinco grupos (A, B, C, D e E) onde o grupo A é referente a tumores pequenos (até três milímetros de diâmetro) confinados à retina, que não estão perto de estruturas importantes, como o nervo ótico, no grupo B, tumores (maiores que três milímetros), mas que ainda estão confinados à retina, no grupo C, tumores maiores e bem definidos, com pequena dispersão sob a retina ou no material gelatinoso que preenche o olho, no grupo D, tumores grandes ou mal definidos com humor vítreo comprometido ou acometimento sub-retiniano. a retina pode ter se descolado da parte posterior do olho, e no grupo E, o tumor é muito grande, se estende até perto da parte frontal do olho, é hemorrágico ou causa glaucoma, ou tem outras características que significam que não há praticamente nenhuma possibilidade do olho poder ser salvo.

Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento do retinoblastoma são, ultrassom que aparecem calcificações dentro dessa lesão, a ressonância magnética que são usados para fornecem imagens detalhadas do olho e das estruturas adjacentes sem o uso de radiações ionizantes, esse exame também é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, a tomografia computadorizada que pode determinar o tamanho de um tumor de retinoblastoma e o quanto ele se espalhou dentro do olho e para áreas adjacentes, a cintilografia óssea que mostra se o retinoblastoma se disseminou para o crânio ou outros ossos, mas normalmente, o exame é usado apenas quando há um forte indício de que o retinoblastoma pode ter se espalhado para fora do olho. E além dos exames de imagens existe outros exames realizados para confirmar o diagnóstico do retinoblastoma que são, a punção lombar que se faz geralmente quando  o tumor se disseminou para a superfície do cérebro, pois, células cancerígenas podem ser encontradas em amostras de líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal e a aspiração da medula óssea e biópsia, esses dois exames podem ser realizados para verificar se a doença se espalhou para a medula óssea. Eles só são necessários se houver suspeita que a doença se espalhou através da corrente sanguínea para a medula, os exames são normalmente feitos ao mesmo tempo e as amostras são geralmente retiradas do osso da pelve, mas, em alguns casos, pode ser do esterno ou de outros ossos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com