TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  1.   Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: Enfermagem

Professor:

Nome do aluno:

Data: 2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,5 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, e mediante um texto/resposta de aproximadamente 10 (dez) linhas, explique se é possível afirmar que o conhecimento, de uma maneira geral,  tem um caráter definitivo, pronto e acabado, isto é, se existe um conhecimento totalmente seguro e, por isso mesmo, merecedor de todo crédito?

Não há como definir um conhecimento de maneira geral de caráter único pronto e acabado, merecedor de todo crédito, porque o conhecimento é uma construção infinita de possibilidades devido aos agentes distintos envolvidos que irão definir o sujeito e o objeto de formas qualificadas cada um com a sua verdade ou seja, o seu conhecimento vislumbrando com olhares da fenomenologia. O conhecimento popular ou senso comum é um conhecimento visto pelo cotidiano sem embasamento científico e não pode ser tomado como verdade absoluta ou como menos importante que o conhecimento religioso ou científico, o conhecimento científico é o mais aberto e com etapas para chegar a uma verdade irrefutável, mesmo assim ele sempre esta abeto a averiguação. Cada conhecimento tem imprimido em si sua verdade, porém nenhuma pode ser considerada única e absoluta.

Questão 2 (3,0 pontos)

O conhecimento filosófico e científico estão entre os mais importantes na geração do progresso humano. Inicialmente, os filósofos gregos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. Por isso CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

O conhecimento filosófico utiliza conceitos de verificação empírica, esse é um ponto chave de diferenciação do conhecimento filosófico e do conhecimento científico, essa diferenciação prova que não haveria como o homem moderno evoluir somente com o conhecimento filosófico, ou seja, sem a aplicabilidade e precisão do conhecimento científico não teríamos a evolução da natureza, industrial e mercadológica que temos hoje.

Como citado nos textos de embasamento para a disciplina o conhecimento filosófico utiliza da razão para construir uma forma especulativa de ver o mundo, sistemática e planejada. Diferentemente do conhecimento Científico que é verificável o conhecimento filosófico não é verificável não há como “testá-lo” para ter certeza ou exatidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com