TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E OS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PORTADORES DE APENDICITE

Por:   •  6/9/2017  •  Artigo  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E OS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PORTADORES DE APENDICITE

Adriana Garcês da Silva Garcês1, Fabiano de Jesus Santos Costa2, Francisco Lucas Ribeiro da Silva3, Hilda Rayanne Nazaré Oliveira Nascimento4, Vânia de Sousa Araújo5, Helone Eloisa Frazão Guimarães Faray6

1Graduanda em Enfermagem - Faculdade Pitágoras; 2Graduando em Enfermagem - Faculdade Pitágoras; 3 Graduando em Enfermagem - Faculdade Pitágoras; 4Graduanda em Enfermagem - Faculdade Pitágoras de São Luís; 5Graduanda em Enfermagem - Faculdade Pitágoras; Mestre em saúde materno infantil e doutoranda em meio ambiente e desenvolvimento regional.

Área temática: ENFERMAGEM

Modalidade: Pôster

E-mail do autor: fabianojscosta@gmail.com

Categoria: Estudantes

INTRODUÇÃO: A apendicite aguda é a causa mais comum de dor abdominal aguda que acarreta o uso necessário de intervenção cirúrgica de emergência no mundo ocidental. A necessidade de um diagnóstico precoce é essencial para reduzir complicações severas, uma vez que a sintomatologia da mesma se assemelha com algumas outras patologias. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo exploratório, cujo propósito possui caráter qualitativo desenvolvido através da base de dados BIREME, LILACS e SciELO, por serem consideradas bases de dados confiáveis, com acervos significativos nas principais áreas de saúde. OBJETIVO: Demonstrar a assistência integral de enfermagem ao paciente portador de apendicite com o auxílio de alguns métodos diagnósticos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O diagnóstico clínico é muito das vezes feito erroneamente, levando a cirurgias desnecessárias. É geralmente feito em base na história clínica, no exame físico e com auxílio de alguns exames laboratoriais e/ou imagem. O papel da enfermagem nesses casos é focar no paciente, buscando uma assistência especializada e humanizada zelando pela proteção e prevenção de erros que podem ocorrer por negligência ou imperícia. CONCLUSÃO: É essencial que se tenha uma equipe atenta a todos os sinais e sintomas que esse paciente venha se queixar desde a anamnese até o monitoramento no leito. Para isso, deve-se conscientizar a população sobre a importância da alimentação rica em fibras, incentivar estudos futuros para que sejam pesquisados e desenvolvidos novos métodos de detecção da apendicite, assim como novas técnicas para o tratamento dessa patologia.

Palavras-chave: Enfermagem, apendicite, diagnóstico;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com